Inclusão de biomédicos no PCCS de Fortaleza e Saúde foram os destaques do Grande Expediente

04/05/2022 - Rochelle Nogueira

O vereador inscrito no Grande Expediente tem o tempo de até 10 minutos para repercutir assuntos de interesse da cidade.

Reconhecimento aos biomédicos

O vereador Léo Couto (PSB) destacou o Indicativo nº 545/2021, que trata da inclusão de biomédicos no Plano de Cargo e Carreira de Fortaleza pela Casa Legislativa. O parlamentar informou que esteve com a secretária de Saúde, Ana Estela, discutindo sobre o assunto. “Conversei com a secretária sobre a importância da categoria e sobre o reconhecimento de uma atividade que foi tão importante na pandemia, na criação da vacina e que não tinha sua classe reconhecida em Fortaleza”, comentou.

Em seu discurso o vereador citou ações implementadas pelos biomédicos no Hemoce que já reflete no bom atendimento da população. “Existe uma impressora 3D capaz de reproduzir ossos, cartilagens, transformar células cancerígenas em células rejuvenescidas que são recolocadas no corpo, vacina em spray nasal, tudo isso no Hemoce”, contou Léo Couto. Além disso, o vereador citou programas de desenvolvimento econômico no Fiec, cursos, entrega dos quiosques na Beira Mar e Nossas Guerreiras.

Sa´úde

A vereadora Larissa Gaspar (PT) utilizou a tribuna para repercutir algumas demandas acompanhadas por seu mandato. Dentre elas, a situação da infraestrutura do Posto de Saúde Benedito Artur de Carvalho, localizado no bairro Luciano Cavalcante.

“Quase não consigo entrar numa sala devido ao forte cheiro de mofo. Os profissionais estão doentes, usando amoxicilina devido inflamação na gagata e nariz. A odontologia não funciona no espaço há 3 anos. O posto se encontra sem coordenação e nós queremos chamar atenção da Secretaria de Saúde para essa situação. É necessário retirar o mofo e garantir atendimento digno à população com acesso à saúde com qualidade”, comentou a vereadora.

A parlamentar também falou sobre auditoria no sistema de transporte público da cidade, demanda gerada pelo seu mandato. Larissa Gaspar vem visitando os terminais de ônibus e paradas de coletivos ouvindo as demandas da população em relação ao transporte. Ela destacou ainda a iniciativa do mandato que virou lei, o Dia Municipal do Brincar, reforçando como algo fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Pela liderança da oposição, vereador Sargento Reginauro (União Brasil) destacou que a cooperativa de médicos atuante nos Frotinhas e Hospital da Mulher está com contrato de trabalho encerrado solicitando celeridade no processo da nova licitação iniciada pela Secretaria de Saúde.

Pela liderança do Executivo, o vereador Gardel Rolim (PDT) reforçou que a gestão das Regionais vem realizando um levantamento técnico nos Postos de Sa´úde da Capital e que em breve o prefeito José Sarto irá apresentar cronograma de reformas nas unidades básicas de saúde.

Gardel falou ainda das ações gestão pública municipal com o voltadas para a economia e incentivo aos empreendedores. “A feirinha na Avenida Beira Mar foi entregue à cidade já com horário estendido. Fortalecer a feirinha da Beira Mar é investir no município e vender Fortaleza como cartão postal para outras localidades do país”, contou Gardel.

Foto: Evilázio Bezerra