Central fortalece política de acesso à cidadania com a realização de 5.497 atendimentos

03/05/2022 - Anna Regadas

O agendamento deve ser feito no portal da Câmara. As vagas são disponibilizadas todas as sextas-feiras para atendimento na semana seguinte.

Central da Cidadania - Foto: André Lima

Com a praticidade de resolver várias pendências em um único lugar, os cidadãos fortalezenses têm procurado bastante a Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira. Em sete meses de funcionamento, ofertando mais de 30 serviços, o equipamento realizou no total 5.497 atendimentos à população, batendo recorde no mês de março. O núcleo, que tem a missão de fortalecer a política de acesso à cidadania, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e o atendimento deve ser agendado em nosso site.

O órgão mais procurado e que tem liderado o número de atendimentos com mais de 50% é a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS). Com a oferta da emissão do RG e CPF, a SPS registrou, somente no mês de março, 622 atendimentos. Em segundo lugar, aparece a AMC, com 146 registros no mês de abril e 646 no total.

Segundo o coordenador da Central, Rodrigo Cavalcante, o agendamento no site garante ao cidadão um atendimento rápido e eficiente. Ele destaca que a procura tem aumentado, batendo recorde no mês de março com 1109 atendimentos. “Temos um time com 22 pessoas, atuando em sete órgãos e que está sempre se atualizando e recebendo treinamento. Nosso foco é sempre garantir um melhor atendimento ao cidadão. E pelo posicionamento que a Câmara adotou de agendamento, a gente consegue atender todos praticamente dentro do seu horário”, apontou.

As vagas são disponibilizadas toda sexta-feira para atendimento na semana seguinte. Como reforça Rodrigo: “A Central abre vaga toda sexta-feira para a semana seguinte, tirando aquela sensação da pessoa ficar com agendamento muito prolongado para frente, com vagas disponíveis só daqui um mês ou dois, por exemplo”, destacou.

Veja como realizar o agendamento no site:

• Acesse o site da Câmara Municipal de Fortaleza (https://www.cmfor.ce.gov.br/).
  • Clique em Central da Cidadania, que fica no início da página ou acesse o link aqui.
  • Selecione o serviço para qual deseja o atendimento, escolha a data e clique em pesquisar.
  • O sistema irá mostrar os horários disponíveis para atendimento. Selecione um horário de sua preferência e clique para agendar.
  • Agora é só comparecer à Central da Cidadania, na data e horário agendado. Lembre de trazer os documentos necessários para o seu atendimento.

Na Central da Cidadania, você tem acesso à mais de 30 serviços. Confira abaixo os principais:

AMC

• Defesa de autuação
  • Emissão de credencial de estacionamento para idoso e pessoas com deficiência para uso de vaga especial
  • Indicação do condutor
  • Consulta de multas
  • Apresentação de recurso de multa- 2ª instância
  • Recurso de multa – Jari

ETUFOR

• Emissão de carteira de estudante 1ª e 2ª Via
  • Bilhetinho (crianças de 2 a 7 anos) somente a 1ª via

SINDIÔNIBUS

• Emissão de Bilhete Único (Metropolitano e Urbano) – 1ª Via
  • Emissão do Cartão do Idoso – 1ª, 2ª Via e renovação

PROCON

• Oferece atendimento e orientação jurídica para a população, relativa aos direitos e deveres do consumidor
  • Abertura de reclamações e formalização de denúncias contra fornecedores e empresas que desrespeitam o direito do consumidor
  • Realiza audiências de conciliação

SEFIN

• Emissão de Certidão Negativa de Débito
  • Emissão de Nota Fiscal Avulsa
  • Consulta no cadastro do IPTU
  • Emissão de boleto e de DAM do IPTU, ISS e ITBI

SPS

• Emissão de RG (1ª e 2ª Via) e CPF (1ª Via)
  • Emissão de Atestado de Antecedentes Criminais
  • Orientações para cadastramento da Carteira de Trabalho Virtual

MEI

• Oferece aos trabalhadores autônomos todo o suporte e orientação necessária para que se tornem Microempreendedores Individuais, através da formalização dos seus negócios.
  • O espaço ainda orienta os cidadãos sobre o parcelamento de dívidas, a Declaração Anual do MEI, boletos de pagamento, alteração de dados, entre outras dúvidas relacionadas ao programa
  • E-mail: empreendedor@cmfor.ce.gov.br
  • Telefone: 3444.8444

EDHAL

• O Escritório de Direitos Humanos da CMFor tem um importante papel no acolhimento das demandas da população fortalezense, principalmente na luta contra a violação dos direitos humanos. O EDHAL presta assessoria jurídica a grupos, movimentos sociais e comunidades carentes, garantindo o acesso à Justiça.
  • E-mail: edhal@cmfor.ce.gov.br
  • Telefone: 3444.8429

Biblioteca José de Alencar

• Espaço de estudo climatizado gratuito e aberto ao público por meio de agendamento. Possui um acervo de aproximadamente 3500 livros nas mais diversas áreas do conhecimento – Direito, Sociologia, História do Brasil e Ceará, Filosofia, Sociologia, Políticas Públicas e Literatura, e é equipado com 3 computadores que possibilitam o acesso ao acervo digital, bem como a pesquisas em geral.
  • Para visitar e estudar na Biblioteca basta realizar agendamento por meio do telefone 3444-8411 ou e-mail: biblioteca@cmfor.ce.gov.br.

OUVIDORIA

• Responsável em ouvir as demandas dos cidadãos, reclamações, denúncias e sugestões relativas ao funcionamento do Poder Legislativo, podendo encaminhá-las à Mesa Diretora para que sejam debatidas. Como importante canal de comunicação entre a população e a Câmara Municipal, o órgão tem como objetivo garantir a qualidade dos serviços prestados pela Casa aos fortalezenses.
  • Atendimento presencial de 8h às 17h ou através do e-mail: ouvidoria@cmfor.ce.gov.br e site: http://ouvidoria.cmfor.ce.gov.br
  • Telefone: 3444-8307

Foto: André Lima