Câmara Municipal de Fortaleza outorga a Medalha Boticário Ferreira ao presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz

03/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Administrador, empresário e palestrante. Marcelo Paz está no Fortaleza Esporte Clube desde 2015. Já foi diretor de futebol e vice-presidente e em novembro do ano de 2017 assumiu o comando do clube.

A Câmara Municipal de Fortaleza, em Sessão Solene nesta terça-feira (03/05), fez a outorga da Medalha Boticário Ferreira a Marcelo Cunha da Paz, atual presidente do Fortaleza Esporte Clube. A comenda foi proposta através do requerimento nº 7992/2021, aprovado por unanimidade, de autoria do então vereador Marcos Paulo, suplente no exercício do mandato. A solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Eudes Bringel (PSB). A sessão foi presidida pelo vereador Eudes Bringel, em nome do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT).

Marcos Paulo fez a saudação aos presentes e ao homenageado: “Hoje é uma noite muito importante não só para os torcedores do Fortaleza, mas para o futebol cearense. A história do Fortaleza é a história do próprio futebol cearense e de nossa querida cidade. A história do Fortaleza sempre foi linda, emocionante e marcada por grande momentos, mas hoje torcida vê o time em lugares que nenhum time cearense chegou. Alegro-me como fortalezense, cearense e nordestino e esse marco e conquista tem nome e sobrenome, chama-se Marcelo Paz. A frente do Fortaleza desde 2017, ele vem escrevendo história no futebol cearense. Desde o tão sonhado acesso a série B, da qual foi campeão em 2018, bicampeão da Copa do Nordeste, Tetracampeão cearense, primeiro time a disputar a Commebol e agora a conquista inédita da vaga da Copa Libertadores”, disse.

“Soma-se a melhor conquista, semifinalista da Copa do Brasil e quarto da elite do Futebol brasileiro. São muitas conquistas que elevaram o nome da nossa cidade e elevaram o nome futebol cearense a outro patamar. O Fortaleza é o quarto time do país, isso aumentou o amor pelo futebol e fortaleceu o turismo. Hoje essa Casa tem a honra de homenageá-lo com a maior comenda da cidade. Destacamos ainda os investimentos na infraestrutura do clube. Tenho curiosidade de saber se Marcelo Paz sonhava um dia ser um destacado diretor de um clube centenário. Mas esse destaque é mérito do seu trabalho, da sua luta. Você acreditou no clube, na torcida e no impossível. Provou que com boa gestão e boa vontade o impossível pode ser possível. Obrigado Marcelo paz, Fortaleza te abraça e te agradece!” enfatizou.

Após receber a Medalha Boticário Ferreira, Marcelo Paz fez seus agradecimentos. “Quero agradecer demais poder estar aqui. Agradecer ao vereador Eudes Bringel, desportista, vice-presidente da Federação Cearense, alvinegro, que aprendi a respeitar. A gente sempre fala que a rivalidade puxa o outro. Agradecer e parabenizar o nosso amigo Marcos Paulo que fez o requerimento. Eu não tenho vínculo, amizade com ele. Nos conhecemos recentemente, então a homenagem é mais que genuína. Um vereador pode escolher um nome para receber essa homenagem e ele escolheu o nosso, e isso muito me honra”, pontuou.

Disse que a homenagem é fruto da relevância do trabalho que vem sendo realizado no Fortaleza Esporte Clube. “Quero dividir essa honra com os funcionários, jogadores, comissão técnica e torcida de Fortaleza. Tem muita coisa antes da bola entrar. Gestão é feita com muitas e muitas mãos, feita com carinho, resiliência, muito trabalho e com muito amor. Sou defensor da gestão, sou administrador por escolha, sou apaixonado por administração, pois nenhum resultado é por acaso, tem muita coisa somada e muita gente trabalhando. Fico alegre de ver no futebol boas gestões.” comentou.

Segundo ele, o futebol cearense estava em um patamar inferior e quando era novo via tantos cearenses de sucesso em várias áreas e pensava porque não no futebol? “Então estamos vendo isso hoje. Vendo gestão aplicada no futebol, que é uma atividade econômica que gera hoje R$ 150 milhões de reais. A competência dos gestores gera emprego, renda e algo muito maior que é a autoestima do povo cearense. Hoje, todos se sentem mais realizados. Vemos times como o Floresta dando exemplo também. É um passo muito grande e não podemos andar pra trás”, revelou.

O homenageado falou de sua ligação com o Fortaleza. “Me identifiquei aos 7 ou 8 anos torcedor do Fortaleza, meu pai ainda tentou que eu torcesse pelo Ferroviário, mas não adiantou. Preferi o clube criado pelo esportista Alcides Santos, que escolheu as cores azul, vermelho e branco das cores da bandeira francesa”.

Disse que como dirigente, tem muita responsabilidade, pois é responsável pela alegria de 2 milhões de pessoas. “O dirigente tem que se otimista, ser comunicador. Temos uma diretoria que atende o torcedor, que é muito importante para nós. Não temos o distanciamento, o Pici está aberto para eles. Toda a diretoria faz um trabalho muito harmônico. E receber essa comenda nesse dia 3 de maio é especialíssimo, pois foi o dia do gol do Cassiano, aos 47 minutos do segundo tempo no jogo da final do campeonato cearense de 2015, contra o Ceará. Obrigado a todos e temos muito a evoluir ainda!” concluiu.

A mesa de honra foi composta pelas seguintes personalidades: diretor institucional da Federação Cearense de Futebol (FCF), Carlos Silva, representando o presidente da entidade, Mauro Carmélio; segundo vice-presidente e diretor de futebol do FEC, Alex Santiago; economista, professor da UECE, conselheiro do Fortaleza, Lauro Chaves; diretor financeiro do FEC, Maurício Guimarães; ex-vereador Marcos Paulo; vereador Wellington Saboia.

Perfil

Administrador, empresário e palestrante, Marcelo Paz está no Fortaleza Esporte Clube desde 2015, tendo sido diretor de futebol e vice-presidente. Em novembro do ano de 2017 assumiu o comando do clube. Reeleito deve ocupar o cargo até 2024. Participou da Associação dos Jovens Empresários (AJE) em 2012, foi comentarista esportivo em 2012 e 2013, e é vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Ceará (Sinepe). Durante seu mandato, o clube disputa além de torneios regionais como o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste, a Série A do Brasileirão, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América.

Filho do experiente educador cearense Mardônio Paz fundador em 1999 do Colégio Darwin, Marcelo seguiu os passos do seu pai. No Fortaleza, Marcelo Paz, de 38 anos, também aposta na profissionalização do clube para melhorar a gestão e obter mais receitas para, no fim, investir mais no futebol e ter sucesso nas quatro linhas. Ele adotou medidas por uma gestão mais moderna e profissional, como a contratação de uma empresa de consultoria. O dirigente é formado em Administração e proprietário de uma escola na capital cearense.

Graduado em Gestão Técnica no Futebol pela Universidade do Futebol, Marcelo Paz enxerga avanços na gestão do futebol brasileiro, mas reconhece que é necessário avançar e cobra mais oportunidades para qualificação dos dirigentes, também por meio das Federações e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Fotos: André Lima