Segunda fase de imunização contra a Influenza tem início nesta segunda-feira (2)

02/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Segundo a SMS, até o último dia (24) foram aplicadas 66.890 doses, o que corresponde a apenas 10% da meta da 1ª fase.

Vacina contra gripe - Foto: Érika Fonseca

Tem início nesta segunda-feira, 2 de maio, a segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o imunobiológico estará disponível aos públicos prioritários em todos os postos de saúde de Fortaleza.

De acordo com a SMS, o público poderá receber a dose do imunizante em qualquer um dos 116 Postos de Saúde da Capital, das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. Já nos fins de semana e feriados a vacinação ocorre nos postos Paulo Marcelo e Messejana das 8h às 16h30.

Grupo prioritário na segunda fase de vacinação

Gestantes, puérperas, professores, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Já crianças, idosos e profissionais da saúde que iniciaram a imunização na primeira fase e que ainda não se vacinaram poderão receber a dose da vacina durante a segunda fase, que segue até o dia 3 de junho.

Documentação necessária na hora da vacinação

• Todos os grupos deverão apresentar documento oficial com foto;
  • Já caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade devem apresentar também documento que comprove a vinculação ativa na área;
  • Pessoas com comorbidades poderão apresentar, além do documento de identificação, qualquer comprovante que demonstre pertencer ao grupo (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.);
  • Pessoas com deficiência permanente deverão apresentar apenas os documentos básicos de identificação, já que a deficiência é autodeclara.

A vacina contra a Influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. A vacina de 2022 sofreu alteração na cepa H3N2, conforme o vírus circulante no ano anterior. O vírus da influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

Foto: Érika Fonseca