Fortaleza é um dos municípios pioneiros na aplicação de testes rápidos para hanseníase no Brasil

02/05/2022 - Ana Clara Cabral

A iniciativa tem como objetivo auxiliar no diagnóstico precoce da doença.

Hanseníase - Foto: SMS de Mesquita/RJ

Fortaleza, assim como Maracanaú, Caucaia e Sobral são os primeiros municípios contemplados com os testes rápidos para a detecção de hanseníase no Brasil. A novidade reúne esforços do Governo do Estado, do Ministério da Saúde, da NHR Brasil e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A doença é infectocontagiosa, capaz de acometer os nervos periféricos, as mucosas e a pele. Pode ser curada quando corretamente diagnosticada e tratada. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a iniciativa auxilia na detecção precoce da patologia e fortalece o direcionamento assertivo à assistência e reduz a incidência de sequelas, deformidades e complicações irreversíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explicou que os atendimentos na capital acontecem através dos postos de saúde, onde são realizadas avaliações dos pacientes e agendamento de consultas médicas para os casos suspeitos. Os agentes comunitários de saúde (ACS) também realizam busca ativa de sintomáticos dermatológicos, com o objetivo de identificar precocemente as pessoas que apresentam sinais da hanseníase.

“Durante a busca ativa realizada, a identificação de novos casos com lesões sugestivas à doença é encaminhada para o posto de saúde de referência, onde é realizada consulta médica para confirmar ou descartar o diagnóstico. Os casos confirmados já iniciam o tratamento”, afirma a SMS. Em Fortaleza, durante o ano de 2020, foram diagnosticados 352 casos da doença. Em 2021, foram totalizados 315 casos.

A Saúde do Estado informa que Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Sobral são prioritários para o diagnóstico de hanseníase. A partir do segundo semestre de 2022, haverá a ampliação para outros municípios. Devem acontecer treinamentos, orientações e um cronograma específico a ser cumprido.

Foto: SMS de Mesquita/RJ