Decreto mantém exigência do passaporte sanitário com segunda dose ou dose única da vacina da Covid-19

02/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

As deliberações atualizadas estarão no decreto a ser publicado nesta segunda-feira, 2 de maio.

Vacinação COVID-19 no castelão Data:13.07.2021 Foto: Érika Fonseca

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, após reunião realizada na última sexta-feira (29), decidiu sobre manutenção da obrigatoriedade do passaporte sanitário nos estabelecimentos cearenses, com exigência de duas doses ou dose única da vacina. O anuncio foi feito na sede do Executivo Estadual pela governadora Izolda Cela.

A decisão do comitê foi tomada graças a tendência de redução dos principais indicadores da doença no Estado. A governadora ainda salientou que os especialistas foram enfáticos em reforçar a importância de todos os cearenses tomarem a dose de reforço para garantir a proteção coletiva.

Vacinômetro Covid-19

De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), 91% dos idosos a partir de 60 anos já estão com a dose de reforço aplicada. Ao todo, mais de 19,7 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas no Ceará, sendo 8 milhões de primeiras doses, 7,5 milhões de segundas doses e doses únicas, além de 4,2 milhões de doses de reforço.

Na Capital, segundo dados atualizados pela plataforma digital da Prefeitura de Fortaleza nesta segunda-feira (2), 5.892.977 fortalezenses já receberam uma das doses do imunizante. Deste total, 2.393.989 receberem a (D1), 2.159.852 a (D2) e 1.339.148 a (D3).

Confira a lista de agendados desta segunda-feira, 2 de maio, clicando aqui.

Testagens para Covid-19

Testagem gratuita no Centro
Localizada no Hotel Excelsior, Praça do Ferreira – Rua Guilherme Rocha, 172); Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, por ordem de chegada. São distribuídas senhas pela manhã e pela tarde, com capacidade de receber até 300 pessoas por dia.

Testagem no Aeroporto de Fortaleza
Centro de Testagem para o Viajante é direcionado a passageiros em desembarque, com objetivo de manter uma barreira sanitária na principal porta de entrada de pessoas oriundas de outros estados ou países, reforçando a detecção de ameaças, como novas variantes.

Em ambos os Centros de Testagens os exames realizados são o de RT-PCR, com coleta por swab nasal (haste flexível nas narinas). Os resultados das testagens podem ser acompanhados pelos pacientes pela plataforma Saúde Digital, e ficam disponíveis para consultas entre 24 e 72 horas após a coleta da amostra.

Informações: Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza

Foto: Érika Fonseca