Danilo propõe criação do Centro Especializado de Atenção aos Celíacos

02/05/2022 - Anna Regadas

O projeto encontra-se na Comissão de Saúde, aguardando o parecer da relatora.

Danilo Lopes - Foto: André Lima

O vereador Danilo Lopes (Avante) apresentou o projeto de Indicação nº 2/2022, que sugere ao Executivo, a criação do Centro Especializado de Atenção aos Celíacos (CEAC). O equipamento deverá ser implantado em uma das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). O objetivo é que além de ajudar no diagnóstico, o Centro seja utilizado para fins de estudos epidemiológicos da doença.

Trâmite- O projeto encontra-se na Comissão de Saúde, aguardando o parecer da relatora. Se aprovado é encaminhado para votação em Plenário. Caso os vereadores aprovem, a proposição é então encaminhada ao Executivo para dar ciência. Por se tratar de um Indicativo, é preciso que o prefeito José Sarto (PDT) envie mensagem ao Legislativo, a fim de que a proposição seja regulamentada e possa ser executada de fato.

A doença celíaca trata-se de uma intolerância hereditária ao glúten (proteína encontrada no trigo, cevada e aveia) que causa alterações características no revestimento do intestino delgado, resultando em má absorção. Está entre as doenças genéticas mais comuns, afetando aproximadamente 1% dos indivíduos em todo o mundo. Em Fortaleza, a estimativa, conforme o IBGE, é de aproximadamente 27 mil habitantes portadores da doença.

De acordo com o vereador Danilo, o Centro Especializado de Atenção aos Celíacos pode impactar diretamente a vida de 81 mil fortalezenses. “O CEAC vai cumprir a tripla finalidade do SUS que é identificar/ diagnosticar a doença em indivíduos, oferecer tratamento adequado e fundamentar com dados epidemiológicos as necessidades desse grupo populacional”, destacou.

O projeto sugere que no Centro Especializado de Atenção aos Celíacos serão realizados os exames sorológico anticorpo antitransglutaminase e o antiendomísio e a biópsia do intestino delgado, por endoscopia digestiva e/ou cápsula para biópsia intestinal, ou similares de diagnóstico da doença celíaca. As informações coletadas dos pacientes pelo CEAC serão armazenadas em um banco de dados, que ficará disponível às entidades de saúde, de pesquisas específicas e a profissionais que tratam do assunto.

O Centro deverá também realizar programas educativos com a finalidade de esclarecer as características, os sintomas e o tratamento da doença celíaca, por meio da elaboração e distribuição de cartazes, cartilhas e folhetos explicativos que deverão ser disponibilizados nos postos de saúde, nas escolas e nas instituições públicas da cidade, dentre os locais de relevância; como também a organização de seminários e treinamentos com vistas à capacitação dos profissionais da área da saúde pública, em todo o município. Além da criação de um cadastro quantitativo para apurar a incidência da doença em todas as regionais da cidade de Fortaleza.

Como ressalta o vereador: “A unidade especializada cumprirá o papel de disseminar informações para a população e realizar treinamentos na área médica, acelerando o tempo de diagnóstico e melhorando a qualidade de vida dos pacientes, grande desafio de quem sofre desse problema”.

Foto: André Lima