Carteiras estudantis de 2021 têm validade prorrogada até 31 de maio de 2022

02/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A validade das carteiras estudantis 2021 será prorrogada até o dia 31 de maio do corrente ano, segundo comunicado da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Com essa decisão, os estudantes que possuem o documento de 2021 podem continuar utilizando o transporte público normalmente.

Enquanto isso, o processo de confecção das novas carteiras continua. Até o mês de abril, foram feitas 180 mil solicitações de carteiras estudantis por alunos da rede pública e particular. Já foram liberadas para a confecção as carteiras estudantis 2022 e quando prontas deverão ser entregues pelas entidades estudantis nas instituições de ensino. No ano passado, foram emitidas aproximadamente 255 mil documentos estudantis.

O andamento do processo de solicitação das carteiras pode ser acompanhado pelo mesmo site em que foi realizada a solicitação: http://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br. A facilidade é que as carteiras já saem desbloqueadas, prontas para uso no transporte público, e os créditos existentes são transferidos para o novo documento. É possível antecipar o uso da carteira 2022, dirigindo-se à sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 – Montese).

Os estudantes que já solicitaram a emissão do documento podem solicitar a instituição de ensino que está matriculado que confirmem sua matrícula no site da Etufor. Somente após esse procedimento é que as carteiras serão desbloqueadas pela Etufor e entregues às entidades estudantis para distribuição dos documentos.

O estudante que desejar ter a carteira estudantil deve acessar a plataforma digital da Etufor, enviar os documentos (declaração de matrícula e comprovante de residência, atualizados, RG e CPF), realizar ou atualizar a biometria facial e aguardar a validação do processo por e-mail. O atendimento de forma presencial deve ser agendado on-line. Os estudantes podem ainda realizar ou atualizar a biometria facial por meio da plataforma digital. Para utilizar a carteira com as funcionalidades do Bilhete Único, é necessário fazer a recarga de créditos.