Vereador indica Programa Integrado de Saúde e Higiene nas escolas e creches municipais de Fortaleza

29/04/2022 - Ana Clara Cabral

A proposta tem como objetivo evitar a evasão escolar e a repetência por motivo de doença.

Fábio Rubens - Foto: Érika Fonseca

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza o projeto de indicação nº 009/22, de autoria do vereador Fábio Rubens (PSB), que sugere a implantação do Programa Integrado de Saúde e Higiene nas escolas e creches municipais de Fortaleza. A matéria aguarda parecer na Comissão de Saúde e Seguridade Social.

O vereador propõe que as escolas e creches da rede pública municipal ofereçam exames médicos, odontológicos, oftalmológicos e laboratoriais para todos os seus alunos matriculados pelo menos uma vez ao ano.

Segundo a proposta, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, a Prefeitura ficará encarregada de viabilizar o Programa, possibilitando que os exames sejam realizados nas próprias escolas e creches, em calendário definido por estas secretarias.

As escolas e creches públicas também deverão realizar palestras para esclarecimentos e orientações quanto às Noções Básicas de Higiene e Cuidados Primários para Manutenção da Saúde Individual e Comunitária e também encaminhar aos Postos de Saúde próximos, os alunos que necessitarem de acompanhamento médico, se for o caso.

“O projeto de lei tem por finalidade garantir às crianças e adolescentes do município uma atenção especial à saúde, visando também evitar a evasão escolar e a repetência por motivo de doença ou deficiência, além de desenvolver bons hábitos alimentares e higiênicos”, justifica Fábio Rubens.

Foto: Érika Fonseca