Professora Fernanda Melo recebe Título de Cidadã de Fortaleza

29/04/2022 - Anna Regadas

Fernanda, natural do Rio de Janeiro recebeu a homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado na causa do autismo.

Foto: Érika Fonseca

Em solenidade realizada na sala da presidência, nesta sexta-feira, 29, a Câmara Municipal de Fortaleza concedeu o Título de Cidadã de Fortaleza à professora Fernanda Melo Cavalieri. A honraria, de iniciativa do vereador Pedro Matos (PL) é um reconhecimento ao trabalho realizado por Fernanda na causa do autismo à frente da Associação Fortaleza Azul.

Para o vereador Pedro Matos, a concessão do Título de Cidadã de Fortaleza, é mais que justa e reconhece a dedicação e contribuição da homenageada para a construção de projetos que garantam os direitos e inclusão das pessoas com autismo, citando como exemplo o projeto que diminuiu a carga horária do servidor público municipal, que é pai ou mãe de filho com autismo.

“Hoje é um dia muito feliz e mais do que merecido a honraria, aprovada por unanimidade pelos vereadores. Ela que é carioca, mas fortalezense de coração e que agora é reconhecida a sua cidadania de fato. É uma pessoa que, além de ser mãe de duas crianças com autismo, vive realmente de coração e alma toda a bandeira da causa. Foi a pessoa que mais trouxe projeto legislativo para a Câmara Municipal e que tem mais influenciado parlamentares seja a nível municipal, estadual e federal para que abracem a causa do autismo. Então mais do que justo a gente esta aqui homenageando ela”, destacou.

Fernanda agradeceu a homenagem e destacou a sua atuação em prol do autismo. “A gente precisa conhecer quem são essas pessoas, essas famílias, e o que elas precisam. Desde crianças, do acesso ao diagnóstico, ao tratamento, a inclusão escolar, ao mercado de trabalho, ao lazer, essas pessoas precisam ser vistas. Então me sinto muito honrada e grata ao vereador pelo reconhecimento, mas também me sinto responsável por representar assim a causa do autismo tanto na área da educação quanto social e na área pessoal. Hoje posso dizer com orgulho que também sou filha dessa terra e isso me engrandece muito”, agradeceu.

Histórico da Homenageada

Natural do Rio de Janeiro, Fernanda Melo Cavalieri nasceu no dia 14 de março de 1981. Formou-se em 1999 no ensino técnico em Magistério. No ano 2000 tornou-se professora efetiva da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, aonde trabalhou em classes especiais e em Salas de Recursos Multifuncionais.

Em 2006 concluiu formação em Pedagogia. Em 2009 mudou-se para Fortaleza, sendo contratada como professora substituta. Em 2010 passou a ter cargo efetivo na mesma rede de ensino como concursada. No mesmo ano teve dois filhos Daniel e Gustavo e em 2013 eles foram diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Fundou juntamente com outras famílias a Associação Fortaleza Azul (FAZ), entidade social que une autistas e seus familiares com a finalidade de defender seus interesses na via administrativa e judicial. A associação foi reconhecida com o título de utilidade pública em 2017 pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Foi presidente da Associação por quatro anos. Atualmente atua fazendo diversas palestras em escolas e diversas instituições de Fortaleza e outros municípios cearenses, levando informações e mobilizando pessoas em prol da inclusão dos autistas.

Foto: Érika Fonseca