Prefeitura entrega chaves dos boxes aos 650 permissionários da nova Feirinha da Beira-Mar

29/04/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza quer inaugurar a nova Feirinha da Beira-Mar neste mês de maio. Para tanto, inicia neste sábado (30/04), a partir das 8h30min a distribuição das chaves dos boxes para os 650 permissionários. Cada unidade conta com piso em concreto, estrutura metálica com acabamentos em ACM perfurados, porta de rolar e sombreamento feito por meio de lonas tensionadas. Além das chaves, cada permissionário receberá a permissão de uso do boxe, coletes e crachás. Após o acesso ao local, os comerciantes terão um prazo de cerca de vinte dias para realizar a mudança para o local definitivo. A previsão de abertura do espaço é na segunda quinzena de maio.

A Feirinha da Beira-Mar existe desde a década de 80 e é uma das principais atrações turísticas da orla da Cidade. O maior mercado a céu aberto de Fortaleza tem grande importância para a economia local e para o turismo, sendo um dos principais atrativos turísticos da região.

O novo espaço foi ampliado para abrigar até 707 permissionários, que participaram de capacitação gratuita sobre empreendedorismo realizada pela Prefeitura de Fortaleza, como forma de fomentar a sustentabilidade dos negócios locais. A capacitação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Regional 2, e contou com temas como a gestão e transações financeiras. A Feirinha da Beira-Mar funciona diariamente, de 16h às 22h.

A nova Feirinha da Beira-Mar foi projetada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), e possui 712 boxes padronizados, destinados a comercialização de produtos. O local também abriga a sede da Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira-Mar (Asfabem), e a central para quadros de energia e caixas eletrônicos.

Cada boxe possui piso em concreto, estrutura metálica com acabamentos em ACM perfurados, porta de rolar e sombreamento feito por meio de lonas tensionadas, que permitem o funcionamento da feirinha também durante o período da tarde, dando conforto e praticidade para o comerciante e para o turista aproveitar toda a diversidade de produtos oferecidos. Ao todo são 8 mil m² de área urbanizada.

Foto: Rodrigo Carvalho/PMF