Vereadores pedem licença do Legislativo Municipal

28/04/2022 - Anna Regadas

Os vereadores Michel Lins (Cidadania), Cláudia Gomes (PSDB), Julierme Sena (União Brasil) e Kátia Rodrigues (Cidadania) entraram com pedido de licença parlamentar por um período de quatro meses. No lugar deles assumem respectivamente mandato na Câmara os suplentes Pedro França (Cidadania), Adams Gomes (União Brasil), Daniel Borges (Avante) e Nêga do Henrique Jorge (Cidadania).

Os pedidos foram feitos através dos requerimentos: nº 2715 de 2022, nº 3077 de 2022, nº 3109 de 2022, nº 3110 de 2022 e aprovados na sessão ordinária desta quinta-feira, 28. As licenças têm início no dia 1º de maio, com exceção da vereadora Cláudia, que começa no dia 4 de maio.

Conheça um pouco mais sobre os suplentes que assumem cadeira no Legislativo:

• Pedro França (Cidadania):

Assume pela segunda vez mandato na Câmara em virtude de licença retirada pelo vereador Michel Lins. Pedro França é filho de Joseana França e Solano Mota e neto da Secretária de Proteção Social Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado, Socorro França. Nasceu no dia 13 de novembro de 1996. É formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e pós-graduado em Direito Público. Foi formado pelo Renova Br (Escola de formação política). É membro da Academia Cearense de Direito e participou da sua primeira eleição em 2020, pelo partido Cidadania, obtendo 3.967 votos, ficando como primeiro suplente.

• Adams Gomes (União Brasil)

Assume pela primeira vez mandato na Câmara em virtude de licença retirada pela vereadora Cláudia Gomes. Natural de Fortaleza – CE, Adams Cavalcante Gomes nasceu no dia 13/06/1991. ´Formado em Administração de Empresas, é empresário há mais de dez anos no mercado alimentício e de entretenimento. Foi superintendente adjunto da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) de 2017 a 2020 e atualmente exercia o cargo de secretário executivo da Regional IV. Disputou as eleições de 2020 pelo DEM, obtendo 6354 votos e ficando na primeira suplência.

• Daniel Borges (Avante)

Assume pela segunda vez mandato na Câmara em virtude de licença retirada pelo vereador Julierme Sena. Natural de Fortaleza, Daniel Borges foi criado no bairro Itaoca e começou a sua militância no movimento de juventude nos anos 2.000. Hoje, além do Sindicato dos Vigilantes, preside a Federação dos Vigilantes do Nordeste e é vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) no Ceará. Nas eleições municipais de 2020, Daniel obteve 4.914 votos, ficando na 5ª suplência.

• Nêga do Henrique Jorge (Cidadania)

Assume pela primeira vez mandato na Câmara em virtude de licença retirada pela vereadora Kátia Rodrigues. Natural de Quixadá-Ceará, Maria Valdenice Pinto Lima, conhecida como Nêga do Henrique Jorge nasceu no dia 25/07/1963. Mãe de três filhos, é residente há mais de 40 anos no bairro Henrique Jorge. Fundou a Associação de Apoio Comunitário aos Moradores do Henrique Jorge, conhecida como Associação Nova Era, onde exerce um trabalho social em benefício da comunidade. É assistente social desde 2017 e recebeu três honrarias da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE). Disputou as eleições de 2020, onde obteve 2641 votos, ficando na 5ª suplência.

Ordem do Dia

Em redação final, foram aprovados 9 projetos de lei ordinária e 2 projetos de lei complementar. Dentre eles o Projeto de Lei Complementar nº 18 de 2022, de autoria do Executivo, que reforça o quadro de profissionais na área de saúde mental, com a criação de novos cargos para atuar na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Os parlamentares também aprovaram 22 projetos de indicação, com destaque para o nº 1509 de 2021, de autoria do vereador Antônio Henrique, que dispõe sobre a instituição do Programa Municipal de Apoio à Oncologia Infantil e Enfermidades correlacionadas.

Você pode conferir a pauta desta quinta-feira, 28, e conhecer todos os projetos apreciados pelos vereadores.

Foto: Érika Fonseca