Projeto busca redução da taxa para ambulantes e liberação da manutenção dos quiosques por meios próprios

28/04/2022 - Ana Clara Cabral

O objetivo é dar melhores condições aos trabalhadores permissionários do Centro de Fortaleza

Comércio centro de Fortaleza data: 21.07.2021 Foto: Érika Fonseca

Começa a tramitar nesta quinta-feira (28) o projeto de lei que busca a redução da taxa cobrada aos ambulantes permissionários de Fortaleza, devendo ser paga semestral ou anualmente, além da liberação da manutenção dos quiosques pelos próprios trabalhadores, dentro dos padrões exigidos pela Prefeitura. A iniciativa é do vereador Michel Lins (Cidadania) e deve ser lida no plenário, encaminhada às comissões para então ser apreciada em sessão por todos os vereadores.

À época, Michel Lins foi nomeado secretário executivo do Projeto Novo Centro, cuja ideia das bancas para os trabalhadores foi acatada e executada pela Prefeitura na gestão do Roberto Cláudio. “Nesse momento existe uma taxa mensal sendo cobrada sobre esses espaços e mesmo que não seja um valor tão alto para os ambulantes, vindo de uma pandemia, está pesado. É importante que a gente reduza”, justificou o parlamentar.

O vereador também citou a possibilidade de delegar alguns poderes para que o permissionário, dentro dos padrões, possa ter a condição de dar a manutenção e cuidar do equipamento. Michel Lins ainda reforçou a parceria público-privada: “é bom para a Prefeitura, para o permissionário e para o Centro da cidade”, concluiu.

Foto: Érika Fonseca