Concurso para educador físico e tarifa de energia são os destaques do Grande Expediente

28/04/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Utilizaram a tribuna os vereadores Gardel Rolim, Danilo Lopes, Dudu Diógenes, Julierme Sena, Enfermeira Ana Paula, Gabriel Aguiar e Dr. Luciano Girão.

Grande Expediente - Foto: Érika Fonseca

Políticas públicas para educação

O vereador Danilo Lopes (Avante), destacou seu voto pela aprovação do projeto prefeitural, que prevê a criação de 2 mil vagas na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza para a realização de concurso público para professores. O vereador parabenizou ainda as políticas públicas da Prefeitura na área da educação.

Danilo ressaltou conversa com a titular da pasta da educação do município, Dalila Saldanha, sobre abertura de vagas na área de educação física, inclusive sendo inserido na educação infantil a presença de profissionais da Educação Física. “É com muita alegria que colocamos para os profissionais de Educação Física licenciados que eles possam estudar que serão aberta vagas em todo ensino básico”, disse.

O parlamentar falou ainda das visitas aos Hospitais Albert Sabin e Mental Prof. Frota Pinto para averiguar o funcionamento das unidades com a centralização da saúde no Estado do Ceará, com a vinda de pacientes do interior. Danilo espera que o Executivo Estadual possa descentralizar tanto a pediatria como a saúde mental.

Aumento das tarifas da ENEL

Dr. Luciano Girão (Progressistas), voltou a repercutir o aumento das tarifas cobradas pela Enel, onde segundo o vereador, são totalmente abusivas e destacou que o tema já vem sendo debatido na Câmara pelo seu mandato desde o último dia 20 de abril. “É um absurdo esse aumento da ENEL para um serviço que não é satisfatório. É um aumento completamente imoral”, lamentou o vereador.

Dr. Luciano destacou que já protocolou, em conjunto com o vereador Danilo Lopes (Avante), um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para questionar o aumento das tarifas e os serviços prestados pela fornecedora de energia elétrica no Estado do Ceará.

O vereador Julierme Sena (União Brasil) também falou sobre o tema, atentando que o reajuste foi o maior do país. O parlamentar falou sobre a responsabilidade do Governo do Estado na taxação do serviços e pediu um posicionamento.

O vereador Gardel Rolim (PDT) também repercutiu o aumento das tarifas cobradas pela Enel e o impacto do valor cobrado à população. “É abusivo o aumento das contas de energia, que inclusive já são caríssimas. E quem foi que autorizou a Enel a subir o preço de energia? Foi a Agência Nacional, que é ligada ao Governo Federal”, afirmou.

Mutirão de cirurgias eletivas

A Enfermeira Ana Paula (PDT) agradeceu aos parlamentares pela a aprovação de projeto de indicação de sua autoria na Comissão de Legislação, que solicita a realização de mutirão de cirurgias eletivas na cidade de Fortaleza. “Muito me alegra. Fica a gratidão de saber que nosso mandato tem contribuído com as políticas públicas de melhoria da saúde aqui do povo de Fortaleza”, destacou.

A parlamentar também destacou a luta pela valorização dos profissionais de enfermagem falando sobre a votação do piso salarial da categoria no próximo dia 4 de maio. “A gente teve que se debruçar e muitos deputados federais estão trazendo a possibilidade do custeio para o pagamento do piso. Por exemplo a tributação de benefícios fiscais que a União concede para a importação e exportação do salmão e filé mignon. Em 2018, a União deixou de arrecadar com esses benefícios o valor de R$ 283,4 bilhões em cima do orçamento e o impacto do piso trazendo-se este recurso para ajudar os pequenos municípios é de R$ 5,7 bilhões. Então existe uma forma”, apontou.

Saúde do Município

O vereador Dudu Diógenes (PL) usou o tempo do Grande Expediente para solicitar mais atenção da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará na saúde. O parlamentar solicitou a ampliação do atendimento do Hospital Infantil de Fortaleza.

O vereador Gabriel Aguiar utilizou a tribuna da Câmara para destacar a situação das emergências traumatológicas na Capital. Segundo o parlamentar, a população tem relatado dificuldades no atendimento no Frotinha da Parangaba e com isso aumentando a demanda no Frotinha do Antônio Bezerra. O parlamentar falou da importância da secretária Ana Estela convocar os diretores dos Frotinhas para elaborar um protocolo de fechamento e abertura dessas emergências, além de buscar equipar as UPAS com equipamentos de traumas.

O parlamentar, que também preside a Comissão de Meio Ambiente, destacou as visitas realizadas pelo colegiado, que resultarão em relatórios para a gestão municipal. Os parlamentares visitaram as unidades de conservação do Município, a Associação dos Catadores do Jangurussu (ASCANJAN) e a unidade de tratamento de esgoto Aldemir Martins no Sítio São João.

O líder do governo Gardel Rolim (PDT) ressaltou os investimentos feitos pela gestão municipal na área de saúde. “Desde a gestão do prefeito Roberto Cláudio, a Prefeitura ampliou os postos de saúde, contratou médicos e mais de 2 mil profissionais para a saúde através de concurso público. Foram construídos, equipados o Hospital Infantil, o IJF2, mais quatro policlínicas, 12 UPAs. Tá reformando o Gonzaguinha do Zé Walter, o Frotinha da Messejana e tudo isso feito pela Prefeitura. Agora me diga uma ação do Governo Federal?”, questionou.

Foto: Érika Fonseca