Vereadores destacam debate sobre aumento da conta de energia e finalização de obras no PV

27/04/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Durante o Pequeno Expediente, parlamentares utilizam a tribuna pelo tempo de 3 minutos para destacar assuntos de interesse da cidade.

Luciano Girão (PP)

Luciano Girão - Foto: Érika Fonseca

Alertando sobre o aumento abusivo da conta de energia praticado pela Enel, o parlamentar reforçou o pedido para a realização de audiência pública com a companhia de fornecimento de energia na Casa, atentando ainda para a baixa qualidade na prestação dos serviços. “A população pensava que ia ter redução e foi surpreendida com o aumento. A justificativa da Enel é que população não vai sentir, porque a tarifa vermelha caiu e entrar os 25%, vai ser um acréscimo de apenas 5%. A Enel justificou que isso uma questão de equilíbrio financeiro. Como se ela não tivesse tido lucro nos últimos anos”, apontou Dr. Luciano.

Danilo Lopes (Avante)

O parlamentar destacou o pedido para a realização de audiência pública sobre o aumento da tarifa de energia pela Enel. Danilo Lopes falou dos problemas em espaço público com a iluminação apontando falha no abastecimento por parte da Enel e que isso tem prejudicado a utilização dos locais pela população.

Pedro Matos (Pros)

Destacando decreto estadual que proíbe paredões de som em espaços públicos, Pedro Matos chamou a atenção para a geração de emprego e renda que o setor movimenta. O parlamentar ressaltou que é necessário abrir o diálogo com os proprietários de lojas de som esportivo com o Governo do Estado e construir mecanismos de apoio aos eventos esportivos. “É muito fácil proibir e não gerar uma solução. Que o governo chame eles para o diálogo, os proprietários das lojas, e chame esse pessoal que gera emprego e renda para definir locais para as suas competições”, apontou.

Wander Alencar (Rede)

Falou sobre a dificuldade do Ferroviário Atlético Clube nos jogos em que ele é o mandate durante a realização do Campeonato Brasileiro da Série C. O parlamentar espera que a Prefeitura possa liberar o mais rápido possível o Estádio Presidente Vargas (PV) para as partidas na Capital.

Wander informou ainda que recebeu uma boa notícia do titular da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Ozires Pontes, que o PV aguarda apenas os laudos técnicos para a liberação do estádio. “Peço um olhar especial do prefeito José Sarto para que veja com atenção e possa dar celeridade ao processo de inauguração do PV e assim o Ferroviário possa está atuando nessa praça esportiva”, afirmou.

Michel Lins (Cidadania)

Em seu pronunciamento destacou que deu entrada em um projeto onde solicita que a taxa cobrada aos ambulantes do Centro de Fortaleza seja realizada semestral ou anualmente reduzindo assim o seu valor. O projeto ainda pede que a manutenção das bancas passe para os próprios permissionários, pois segundo o vereador, a Prefeitura não vem conseguindo, neste momento, dar manutenção dos quiosques.

O parlamentar ainda solicitou do prefeito José Sarto uma atenção para a situação do espaço comercial conhecido como “Esqueleto”, que fica ao lado da Praça José de Alencar. Segundo Michel o espaço conta com mais de 800 famílias trabalhando no espaço. “Esperamos que o prefeito Sarto possa tirar do papel o projeto que revitaliza a coberta do Esqueleto”, disse.

Dudu Diógenes (Pros)

Em seu pronunciamento repercutiu um problema que vem acontecendo na cidade de Horizonte, onde segundo o vereador, aquele município conta apenas com uma UTI Móvel para atender a população. “Horizonte é a 7ª economia do Estado e com 100 mil habitantes está deixando a desejar no atendimento de homens, mulheres, crianças e idosos”, disse.

O parlamentar destacou apoio ao movimento dos Bombeiros Civis que visitam a Câmara Municipal para reivindicar a regulamentação da profissão e exercer suas atividades.

Foto: Érika Fonseca