Investimentos na Capital e economia foram alguns dos destaque no Grande Expediente

27/04/2022 - Rochelle Nogueira

Os vereadores inscritos utilizam a tribuna pelo tempo de 10 minutos no Grande Expediente.

Atuação de mandato

O vereador Wander Alencar (Rede) repercutiu em plenário a produção legislativa do seu mandato, com 142 matérias apresentadas, sendo 137 requerimentos e 5 projetos de indicação. O parlamentar destacou que todas as demandas são fruto dos 21 dias de atuação na Casa. “Estamos recebendo uma unidade de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE aos comerciantes da Sapiranga. A iniciativa fomenta o comércio da região sendo uma oportunidade às pessoas desempregadas”, parabenizou.

Demanda popular

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) destacou que a Câmara Municipal de Fortaleza teve uma manhã movimentada recebendo diversos movimentos sociais com a cobrança de pautas que necessitam do apoio da Casa. Dentre elas, os representantes das Zeis e de servidores públicos municipais com pautas em relação à Previdência.

“Recebemos demandas das dez Zeis prioritárias consequência do Fórum estabelecido pela Prefeitura de Fortaleza. Diante disso, saiu um compromisso com o líder do governo de uma conversa com o vice-prefeito, Élcio Barbosa, para uma articulação visando uma normatização do Plano Fundiário visando uma moradia digna ao povo de Fortaleza”, contou.

Saúde

O vereador Carmelo Neto (Republicanos) usou seu tempo na tribuna para debater a situação da saúde na cidade. Segundo o parlamentar, unidades hospitalares e postos de saúde estão com falta de medicamentos. Carmelo Neto falou ainda sobre a situação relatada por pacientes no Hospital do Antônio Bezerra.

Economia

O vereador Carlos Mesquita (PDT) utilizou a tribuna para repercutir a situação econômica da população fortalezense no pós-pandemia. O parlamentar citou o preço elevado dos alimentos e o salário do trabalhador que não acompanha o índice da inflação. “As pessoas estão tentando se mexer, mas a economia não deixa”, destacou.

No segundo momento, o vereador também utilizou a tribuna para expor as obras que foram entregues pela atual gestão de Fortaleza como a inauguração do Parque Urbano no Passaré, Praia de Iracema, Beira Mar, Cuca e Areninhas. Carlos Mesquita rebateu críticas à Prefeitura, principalmente em relação aos buracos na cidade citados pelos oposicionistas, pois, segundo ele, todos os gestores anteriores receberam a mesma crítica e os reparos só podem ser feitos após o período chuvoso.

Investimentos municipais

Utilizando a tribuna, o vereador Adail Júnior (PDT) destacou as ações que a gestão municipal vem realizando na área da saúde, educação e infraestrutura. O parlamentar falou ainda da realização de concurso público para professor com a oferta de 2 mil vagas, além da entrega de 17 escolas de tempo integral e a previsão de conclusão de outras sete unidades.

Adail Júnior ressaltou reunião com o prefeito José Sarto e o secretariado municipal, com um balanço positivo no final do primeiro ano de gestão. O vereador citou os investimento no Antônio Bezerra e região, com o anuncio de uma escola de tempo integral. O parlamentar cobrou ainda investimentos do Governo Federal para o município e estado, citando a construção do Hospital Universitário da Uece que não contou com verbas federais.

Pelo tempo da liderança partidária, o vereador Professor Enilson (Cidadania) enfatizou as ações que o prefeito José Sarto (PDT) vem fazendo para a cidade. Fazendo um retrospecto sobre a vida pública do gestor, Enilson disse que José Sarto participa do crescimento de Fortaleza desde 1989, quando entrou para a vida pública.

“O prefeito Sarto entrou aqui como vereador em 1989. Foi eleito em 1995 deputado estadual ficando até o ano 2020, tendo sido também  presidente daquela Casa. Ele teve um grande desafio de substituir o prefeito Roberto Cláudio, que saiu com a aprovação de 70% pelo fortalezense. Serão 1.000 vagas para Guarda Municipal, 2.000 mil vagas para cargo de professor, 50 vagas para saúde mental, IJF. Votamos hoje a questão do aumento do efetivo e a oposição não votou. Como exigem ações da Prefeitura e quando chega uma matéria não votam porque veio do Executivo?”, perguntou o vereador.

Pelo tempo da liderança da oposição, o vereador Julierme Sena (União Brasil) rebateu algumas questões levantadas na sessão. O vereador informou que vários parlamentares solicitaram operação tapa-buraco em suas áreas mas ainda não foram atendidos. “Isso é negligência do Executivo em não atender os vereadores. A oposição irá reconhecer os avanços quando eles forem sentidos na prática pelo povo. Aqui já reconheci ações por parte do executivo que melhoraram a vida do fortalezense, mas é bom ter uma oposição que apresenta críticas construtivas”, elencou.

O vereador Gardel Rolim (PDT), pelo tempo da liderança do Executivo, enfatizou que a Prefeitura Municipal de Fortaleza reconhece todas as demandas da população de Fortaleza, tanto que vem enviando diversas pautas de relevância à população. “A Prefeitura de Fortaleza reconhece tanto que  enviou projeto para a saúde mental, IJF, criou concurso público para professor reconhecendo a necessidade do fortalezense. Nesse sentido, a oposição também deve reconhecer as ações que a gestão vem realizando”, comentou.

Na oportunidade , o vereador citou a entrega das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAS) como fator preponderante nas demandas geradas pela pandemia, no combate às arboviroses, síndrome gripal, dentre outros. “Hoje recebemos sindicatos, movimentos sociais e todos eles reconhecem o trabalho duro do executivo. No fundo eu sei que a população reconhece o trabalho realizado nesses anos”, finalizou

Foto: Érika Fonseca