Escritório Dom Aloísio Lorscheider é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa

27/04/2022 - Rochelle Nogueira

A sessão solene é alusiva aos 25 anos de atuação da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

O Escritório Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL) da Câmara Municipal de Fortaleza, foi um dos órgãos homenageados em sessão solene alusiva aos 25 anos da Defensoria Pública do Estado do Ceará. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Ceará, no Plenário 13 de maio, nesta quarta-feira, 26.

De acordo com a Defensoria Pública, a homenagem ao EDHAL é uma forma de reconhecimento e agradecimento pelas parcerias nas lutas e conquistas sociais em todo o Estado do Ceará. “Nós do Escritório Dom Aloísio ficamos muito felizes com esse reconhecimento, por se tratar dos 25 anos dessa instituição que é fundamental para defesa dos direitos das pessoas vulneráveis. A Defensoria foi criada e fortalecida pela Constituição de 1988 e nesses 25 anos demonstra sua consolidação no Estado do Ceará”, ressaltou o coordenador do Escritório de Direitos Humanos da Câmara, Cláudio Silva.

A Defensoria Pública tem o papel fundamental de prestar assistência jurídica às pessoas mais vulneráveis. Os defensores públicos e advogados populares são parceiros estratégicos na defesa dos direitos humanos atuando em casos emblemáticos de violação de direitos. Nesse sentindo, o Escritório Dom Aloísio Lorscheider firmou Termo de Cooperação Técnica com a instituição com ingresso, quando necessário, de ação judicial ou patrocínio da defesa dos assessorados.

“Nós vemos o diferencial e a importância da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Quero ressaltar o trabalho que a Defensora Geral, Dra. Elizabeth Chagas Paes, especialmente com os núcleos temáticos. O Escritório Dom Aloísio tem uma parceria muito próxima ao núcleo de Habitação e Moradia, de Direitos Humanos, ações coletivas e de presos provisórios, esses, especialmente, nós temos um trabalho constante”, frisou o coordenador do EDHAL.

Cláudio Silva reforça que a homenagem junto de várias outras instituições, movimentos populares, entidades de Direitos Humanos, mostra que o Escritório Dom Aloísio é um ator importante na cidade, na defesa, na promoção e na proteção dos direitos humanos. “O Escritório que já tem mais de 5 anos de atuação e esse reconhecimento fortalece esse serviço fundamental da Câmara Municipal de Fortaleza para os cidadãos da cidade, como um espaço importante na defesa das pessoas que mais precisam”, disse.

Homenageados

– Escritório Dom Aloísio Lorscheider: coordenador Dr. Cláudio Silva
– Fórum Cearense de Mulheres/AMB: integrante da Coordenação Colegiada do Fórum Cearense de Mulheres/AMB, Marília Guimarães
– Fórum de Justiça: advogado do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, Lucas Guerra Carvalho de Almeida.
– Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar: coordenador Dr. Miguel Rodrigues
– Movimento Sem Terra: representado por Antonia Kelha Lima Mendes.

Foto: Evilázio Bezerra