Câmara abre diálogo com representantes sindicais sobre contribuição ao IPM

27/04/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os dois sindicatos foram recebidos na Sala da Presidência por uma comissão de vereadores.

Representantes do IPM e Professores - Foto: Érika Fonseca

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu nesta quarta-feira, 27, representantes do Sindifort e Sindiute que reivindicam melhorias na política de defesa dos aposentados e pensionistas do município, bem como uma política em defesa da saúde dos servidores. O momento foi mediado pelo presidente Antônio Henrique (PDT) com uma comissão de vereadores.

Ana Cristina, presidente do Sindicato dos Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), pontuou que a pauta unificada dos sindicatos veio em decorrência da taxação de 14% para a Previdência e devido a contribuição do IPM Saúde ser três vezes maior para aposentados. A sindicalista reivindica que a cobrança seja a mesma cobrada para servidores ativos e inativos, no valor de 2%.

A representante do Sindiute ainda cobrou melhorias no atendimento do IPM devido a falta de prestadores para atendimento médico bem como de hospitais credenciados. “Esperamos também maior agilidade nos processos de aposentadorias, onde atualmente existem 5 mil processos de aposentadorias parados e esperamos que seja resolvido”, disse.

O presidente Antônio Henrique (PDT) destacou que o parlamento está sempre de portas abertas para receber as categorias e entidades de classes e se colocou à disposição, para junto ao líder do governo na Câmara, fazer a interlocução com o Executivo. “Depois de todas as informações repassadas ao líder do governo tentarei fazer esse diálogo junto ao prefeito José Sarto”, pontuou.

O vereador Gardel Rolim (PDT), líder do governo na Câmara ressaltou que, em relação a situação do IPM Saúde, o diálogo sobre as alíquotas dos ativos e inativos já vem sendo discutido pelo Executivo. Gardel informou que vai conversar novamente com o procurador Geral do Município, Fernando Oliveira, sobre o andamento do estudo em relação ao tema.

Os sindicalista foram recebidos pelo presidente Antônio Henrique (PDT) e uma comissão formada pelos vereadores Guilherme Sampaio (PT), Gardel Rolim (PDT), Larissa Gaspar (PT), Lúcio Bruno (PDT), Danilo Lopes (Avante), Pedro Matos (PL) e Gabriel Aguiar (Psol).

Foto: Érika Fonseca