Vereadora propõe Semana da Conscientização Contra o Trote para o SAMU e CIOPS

26/04/2022 - Ana Clara Cabral

A iniciativa prevê ações de conscientização voltadas para os alunos da rede pública de ensino.

Criação da Semana da Conscientização Contra o Trote para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) tramita na Câmara Municipal de Fortaleza. A iniciativa é da vereadora Cláudia Gomes (PSDB), através do projeto de lei nº 582/21. A matéria aguarda o parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça. Quando aprovada, deve ser pautada para votação em plenário.

A proposta da Semana da Conscientização Contra o Trote para o SAMU e a CIOPS é direcionada aos alunos da rede pública do ensino fundamental e médio. Os postos e unidades de saúde pública de Município de Fortaleza também deverão ser contemplados com as ações. O principal objetivo é a conscientização e a elucidação dos problemas decorrentes de ligações inverídicas realizadas para acionar os serviços do SAMU e da CIOPS.

Segundo Cláudia Gomes (PSDB), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que nos primeiros sete meses do ano de 2021, o Ceará registrou cerca de 547 ligações diárias caracterizadas como trote para acionar serviços de órgãos como os acima citados. A Secretaria ainda afirmou que pelo menos 5 viaturas são direcionadas para atender ao chamado falso, inviabilizando, portanto, o atendimento efetivo de pessoas que se encontram em situação de emergência.

“Mesmo com a previsão de penalidades para quem realiza as ligações perturbadoras, o problema do trote ainda subsiste, sendo um problema cultural e educacional da população fortalezense”, justifica a parlamentar.

A vereadora reforça: “a instituição da Semana Conscientização Contra o Trote para o SAMU e a CIOPS é de indubitável importância para que, principalmente, o público-alvo entenda as complicações das chamadas falsas aos órgãos responsáveis por um serviço essencial e de urgência”.

Foto: Érika Fonseca