Comissão de Meio Ambiente visita Associação de Catadores do Jangurussu e Estação de Tratamento de Esgotos Aldemir Martins

26/04/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

O colegiado produzirá um relatório com propostas a serem debatidas com o Executivo e com a população na busca de melhorias no saneamento básico e para os catadores.

Associação de Catadores do Jangurussu - Foto: André Lima

A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente realizou, na manhã desta terça-feira (26), visita à Associação dos Catadores do Jangurussu (ASCAJAN) e a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Aldemir Martins, operada pela CAGECE. O objetivo foi verificar a importância desses setores, a realidade e os desafios pertinentes à gestão de resíduos sólidos urbanos e à coleta e tratamento de esgoto de Fortaleza.

O vereador Gabriel Aguiar (Psol), presidente da Comissão de Meio Ambiente, ressaltou a importância de ouvir diretamente dos catadores da Ascajan como se encontra a situação da categoria. “Existem muitas demandas como esteira parada, infiltrações e a redução da quantidade de resíduos que chegam à associação e acaba diminuindo a renda deles. De um lado temos uma população que precisa entregar mais os seus resíduos segregados para que cheguem aos catadores e do outro temos essa categoria precarizada que precisa de mais resíduos para reciclar”, pontuou.

Gabriel enfatiza ainda a importância dos vereadores na articulação junto ao Executivo para pôr em prática e conectar a geração de resíduos domiciliares com os catadores. “A visita da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente busca contribuir com o peso institucional da Comissão e da Câmara para solucionar esses problemas reais relacionados ao meio ambiente de Fortaleza”, disse.

Luciano Girão (Progressista), membro do colegiado, também pontuou como positiva a visita. “Isso é importante para que a gente leve essa sensibilidade que estamos tendo através do contato com os catadores que realizam essa coleta seletiva. É importante aprender com eles e lavar para dentro do parlamento onde teremos uma melhor discussão para fazer políticas públicas bem elaboradas que tragam resultados para a população fortalezense”, enfatizou.

A presidente da Associação de Catadores do Jangurussu, Lucimar Teixeira, falou sobre os desafios enfrentados pelas 67 famílias que fazem parte da associação, desde os problemas na infraestrutura do galpão a falta de funcionamento de alguns equipamentos. “Esperamos que a Prefeitura possa nos dá mais apoio e olhe pra gente. Que tudo que está sendo conversado hoje, possa sair do papel. Estamos arcando com muitos custos e isso não está dando mais”, lamentou.

O coordenador especial de Limpeza Urbana da Prefeitura de Fortaleza, Thiago Mafra, destacou a importância da visita da comissão da Câmara para debater as demandas junto com as associações e posteriormente o Executivo possa entender as necessidades dos catadores. “Com esse feedback vamos trabalhar de maneira mais efetiva e atender essas demandas na medida do possível. Vamos aguardar o relatório que será produzido pela comissão para ver os pontos críticos e, dentro das nossas atribuições, vamos procurar atender o possível onde também envolverá outras secretarias temáticas”, explicou.

Na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Aldemir Martins, a Comissão de Meio Ambiente acompanhou o ciclo de tratamento e foi possível medir as condições da água para que sejam introduzidas no afluente hídrico. “Além da estação em si que serviu para a comissão ver o modelo geral de tratamento de Fortaleza e dialogamos sobre questões de saneamento de toda rede de coleta do Município”, explicou o presidente da Comissão de Meio Ambiente.

A Comissão anunciou que irá elaborar um relatório com sugestões e propostas para serem debatidas com o Executivo e com a população, na busca de melhorias no saneamento e para a categoria de catadores.

Foto: André Lima