Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos grafiteiros ‘Old School’ em alusão ao Dia do Grafite

26/04/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os grafiteiros da ‘Old School’ são responsáveis pelo reconhecimento do grafite como arte urbana contemporânea.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (26/04) para homenagear os grafiteiros “Old School”, por alusão ao Dia do Grafite, comemorado nacionalmente no dia 27 de março. A solenidade foi proposta pelo requerimento 96/2022, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Em sua justificativa, a parlamentar observa que a solenidade é uma oportunidade ímpar para congratular os grafiteiros “Old School” que, em Fortaleza, dedicam-se ao grafite, em ampla maioria, como forma de ressignificação territorial e ferramenta de diálogo com a cidade sobre questões sociais, políticas e culturais. Ela pontua que são os grafiteiros da ‘Old School’ os responsáveis pelo reconhecimento do grafite como arte urbana contemporânea.

A solenidade foi presidida pela vereadora Larissa Gaspar, que no ato representou o presidente do Poder Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT). A mesa solene foi composta por Bruno Ribeiro Pinho (Spot), grafiteiro e homenageado; Alexsandra Ribeiro (Dinha), grafiteira e homenageada e Cristiano Pereira (Nick), grafiteiro do Movimento Arte e Coesão (Arcocrew).

Em sua saudação aos presentes, a vereadora Larissa Gaspar afirmou que homenagear a trajetória daqueles que deixam uma marca, uma mensagem forte nas ruas e muros da cidade é motivo de grande alegria. “Comecei a conhecer mais o grafite quando cheguei aqui na Câmara em 2017, e através do companheiro nosso o Nick, mestrando em arte no IFCE. Ele começou a me explicar e fui aprendendo . Tenho carinho e muita paixão por esse trabalho de vocês, que considero revolucionário. O que vocês fazem o próprio poder publico não faz, e mesmo com dificuldades, levam a frente sua arte. Ainda hoje o grafite sofre processos de preconceito e desrespeito. Existe uma confusão entre o que é grafite e pichação. Nós tentamos desconstruir essa visão e queremos que o poder publico reconheça a grafite como arte, que tenha editais que beneficiem a grafite”, disse a vereadora.

Ela citou o projeto jardins comunitários “onde agente coloca a mão na massa, limpa e revitaliza áreas que estão destruídas. Entramos com plantio de mudas e grafite para deixar o local colorido e o devolvemos para a comunidade. Esse é um exemplo de como o grafite é transformador e pode mudar a visão da cidade e deixá-la bela. Esse processo de homenageá-los foi feito de forma democrática, essa sugestão nos chegou e foram escolhido 10 nomes a partir de vocês. Queria registrar a memoria de algumas pessoas que partiram antes, como a nossa amiga Jap que faleceu de forma trágica no edifício São Pedro. Temos o trabalho precursor de outros que enfrentaram preconceitos e obstáculos, e merecem nosso reconhecimento. Aqui nosso reconhecimento por tudo que fazem e nossa gratidão por deixarem a cidade mais colorida e alegre. Viva o grafite. Que ele possa ser cada vez mais valorizado e reconhecido pelo Poder Público”, concluiu.

Homenagens

Em seguida foi apresentado um vídeo em homenagem a grafiteira Jap e feitas as homenagens da noite, com a entrega de certificados em comemoração ao Dia do Grafite para as seguintes personalidades: Francisco Emerson Pereira da Silva (Tubarão); Francisca Viviane Lima Dias (Vivi) Clemilson Vieira de Sousa (Mils); Jucá; Cristiano Ribeiro Petronilio (Selo), Bruno Ribeiro (Spot), Ana Rachel Mendes Lopes (Kel) Alexsandra Ribeiro (Dinha); Marcos Venicius Lima Martins (Abu), Douglas da Silva Vasconcelos (Doug).

Em nome dos homenageados se pronunciou Bruno Ribeiro, o Nick. “Primeiro quero agradecer pelo convite para participar desse momento especial para a cena do grafite, para a arte que está pintando nas ruas e todo esse movimento. Quero lembrar também que momentos como esse são frutos da luta que pessoas lá atrás travaram. É algo simbólico e faz diferença para o reconhecimento da arte da gente”, pontuou

Também se pronunciou Francisco Emerson, o Tubarão, que agradeceu a Casa e a vereadora Larissa Gaspar pela homenagem. “Nós que estamos no grafite há mais de 20 anos começamos na década de 90. Naquela época falavam que o grafite nunca seria reconhecido como arte, o mesmo se falou do Hip-Hop, que são culturas de rua. O grafite tem o papel de protestar, transmitir sensações, é um estilo de vida. É extremamente importante e simbólico esse momento. Quero parabenizar os amigos da Velha Escola ou ‘Old School’, que fizeram um trabalho lá atrás. Tiveram resistência. Hoje estamos dando aqui mais um passo para esse reconhecimento e estamos sempre renovando a cena e nos fortalecendo”, finalizou.

Foto: André Lima