Câmara Municipal entrega Medalha Boticário Ferreira à presidente do TJCE na quarta-feira (27)

26/04/2022 - Ana Clara Cabral

A desembargadora tem destaque nas ações contra a violência doméstica no Ceará.

Foto: Thiago Gaspar

A Câmara Municipal de Fortaleza vai entregar a Medalha Boticário Ferreira à presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Dra. Maria Nailde Pinheiro Nogueira, pelos relevantes serviços prestados à cidade. A homenagem é uma iniciativa do vereador Antônio Henrique (PDT) através do requerimento nº 879/22 e acontecerá na quarta-feira (27), às 19h, no Plenário Fausto Arruda.

Maria Nailde Pinheiro Nogueira, atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, nasceu em Aurora, Ceará. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará com especialização em Direito Processual Civil também pela UFC. Antes de ingressar na Magistratura, exerceu a função de escrevente junto ao Cartório Miranda Bezerra.

Assumiu a Magistratura Cearense em 1986, exercendo suas atividades jurisdicionais nas comarcas de Marco, Jucás, Icó e Fortaleza, além de ter sido juíza eleitoral em diversas zonas do interior. Foi membro suplente e depois efetivo do TRE do Ceará na categoria Juiz de Direito, oportunidade em que foi designada para presidir os procedimentos de geração de mídias e integrar a comissão apuradora das eleições de 2006.

A desembargadora é a terceira mulher a assumir a presidência do TJCE em 146 anos de história. Segundo o vereador Antônio Henrique, “a desembargadora se dedica às iniciativas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com a intensificação de ações preventivas em todo o estado. Na presidência do TJ, pretende executar o Programa de Desenvolvimento de Mulheres Líderes com o fim de fomentar a participação feminina na gestão judiciária”.

Foto: Thiago Gaspar/PMF