Câmara Municipal de Fortaleza homenageia a empresa B & Q Energia por seus 35 anos de fundação

25/04/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Empresa B & Q Energia, é uma empresa de geração, transmissão e distribuição de energia com atuação Brasil/Colômbia.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (25/04), Sessão Solene em comemoração aos 35 anos da empresa B & Q Energia. A homenagem foi proposta através do requerimento 1474/2022 de autoria do vereador Márcio Martins, aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara. A solenidade foi presidida pelo autor do requerimento, vereador Márcio Martins, representando no ato o presidente do Poder Legislativo da Capital, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes, o vereador Márcio Martins disse ser filho de um operário da construção civil, vindo de uma família humilde, “não tenho padrinhos, conquistei o mandato com muito trabalho. Eu cresci vendo meu pai reclamando do patrão, ele o via como inimigo e isso é cultural. As pessoas não veem a importância do empreendedor. Nós devemos ter a clareza de valorizar, incentivar e homenagear o empreendedor. Essa deve ser uma prática nas casas legislativas, se o Poder Executivo não pode contribuir com os empreendedores, que não atrapalhe, devemos criar pontes e não muros”, afirmou.

O vereador lembrou que os empresários deixaram de lado a prática de não se envolver com a política que era um fator cultural, lembrando do caso da aprovação da taxa dos alvarás, quando lideraram um movimento para derrubar o aumento. Ele destacou a história da empresa B&Q e disse que a mesma recebe a homenagem com grande merecimento, por seus valorosos serviços prestados à sociedade fortalezense. “A empresa gera mais de 5,6 mil empregos. Ao homenagear a empresa, estamos homenageando a geração de renda e a economia desse país. Os certificados que vocês colaboradores vão receber são dos representantes do povo, e com eles estamos dizendo que se deve valorizar, ainda mais, o homem e a mulher que tem coragem de empreender nesse país”, pontuou.

Em seguida foram feitas as homenagens da noite aos seguintes colaboradores da empresa: Francisco Vieira Assis; Henrique Sérgio dos Santos, representado Francisca Martins dos Santos; Antônia Adriana Caetano de Oliveira; George Maia Nobre, representado por Francisco das Chagas Filho; Moslay Nunes da Silva; Shirley Sampaio; Maria Silvani de Oliveira; Harley Augusto Santos de Araújo; Josefa Janúzia Rodrigues de Albuquerque; Roberta Lima da Costa; Tiago Severino de Assunção Freitas; Helano Xavier; Ana Carolina Lima Pimentel de Faria; Rochelha Freire Rocha; Jorge Salgado; Alexandre Moura.

A mesa de honra foi composta por: deputado federal Capitão Wagner; procurador do estado do Ceará, Damião Tenório; o fundador da B & Q, Cláudio Queiroz; diretor jurídico-administrativo da FIEC, Luís Francisco Estevão; presidente da empresa B & Q, Luís Carlos Gadelha; diretor financeiro da B & Q, Alexandre Gadelha Queiroz.

Em seguida falou o fundador da empresa, o senhor Cláudio Queiroz. Ele disse estar emocionado e alegre com o reconhecimento dado a empresa. “A empresa foi construída com símbolo da confiança. O trabalho que fazemos é em prol de um serviço essencial para a população e para o setor produtivo tem contribuído diariamente na vida de cada um e para a economia. É improvável pensar o mundo de hoje sem esse insumo necessário. Trabalhamos pela segurança e respeito a vida. Iniciamos com o serviço humilde de poda de árvores, hoje estamos em quase todo Brasil e na América Latina, tudo isso nos orgulha como cearenses, pois mostra que nossa terra tem valor, lugar de pau de arara e de cabra macho. Não é fácil, mas é muito satisfatório nosso trabalho, mas não chegaríamos onde chegamos sem a o apoio dos colaboradores”, frisou.

Ele saudou os 16 dos nossos colaboradores que foram homenageados, “representando o nosso capital humano. A vocês o nosso respeito e eterna gratidão. A B & Q valoriza a história de todos vocês. Quero manifestar nossa gratidão ao vereador Márcio Martins, e dizer como estamos honrados com essa homenagem. Nosso slogan é com base na confiança e no respeito a vida humana, mas quero revelar para vocês uma curiosidade; o que é tem de comum entre a B & Q e os exércitos de Israel e da França. A resposta é o desrespeito a disciplina. Pois caso um soldado veja que uma ordem traz insegurança para si e para outros ele pode contestá-la. Para nós a confiança implica em segurança e a segurança implica em respeito a vida!,” finalizou

Já o presidente da empresa, Luiz Carlos Gadelha de Queiroz agradeceu pela oportunidade de estar presente na Casa e agradeceu aos mais de 45 mil pessoas que fizeram parte da B & Q e que colaboraram para a empresa chegar onde chegou. “Estou muito emocionado, mas me sinto como se estivesse em casa, porque estou aqui ao lado de amigos e abrindo uma nova fronteira, pois estamos abrindo esse novo mundo participativo. Aqui vejo pessoas que criaram a B&Q, mas a mensagem que passo é que acreditamos muito que através do treinamento, da capacitação e da autorresponsabilidade, com certeza, avançaremos e venceremos. A cada um dos colaboradores, eletricistas e auxiliares de serviço a B & Q mostra que é possível crescer, pois construímos uma empresa de responsabilidade. Os próximos anos têm tudo a ver com energia renovável, com a chegada do 5G, o que vai duplicar nossa capacidade. Quero agradecer a cada um de vocês estão aqui e que fazem parte dessa história”, ressaltou. Falou ainda o deputado federal Capitão Wagner.

A Empresa

A Empresa B & Q Energia, é uma empresa de geração, transmissão e distribuição de energia com atuação Brasil/Colômbia. As atividades da empresa foram iniciadas no ano de 1987. Muitas foram as dificuldades enfrentadas no início, desafios estes que se transformaram em grandes metas e objetivos do seu fundador, Cláudio Queiroz, que idealizou o sonho de criar uma empresa de energia elétrica 100% cearense, com abrangência nacional e internacional. Com a experiência obtida nas empresas por onde passou, como a White Martins e a Companhia Brasileira de Estruturas Metálicas – CIBRESME, Cláudio Queiroz começou a implantar suas ideias e projetos, dando início a B & Q Energia.

Inicialmente a empresa trabalhou com transmissão e manutenção de linhas energizadas, realizando operações em linha viva na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), abrindo caminhos para a implantação de torres de transmissão. Em seguida, mais um importante passo foi dado, eu entrar no ramo de distribuição, dedicado à entrega de energia elétrica para o usuário final.

Desde a sua fundação, a empresa vem utilizando metodologias e soluções tecnológicas aderentes aos clientes, acreditando que estar em pleno movimento, atento às tendências e implantá-las, é o que fomenta o empreendedorismo e gera grandes oportunidades.

No mercado de energias renováveis no Ceará, a empresa projeta e adapta em seus centros de treinamento, os processos de instalação das primeiras placas solares do estado que, até hoje são utilizadas pela ENEL BRASIL Também, a partir desse marco, inseriu-se no mercado de energia eólica, trazendo técnicos da Espanha para qualificar sua equipe para prestação de serviço no campo.

Hoje, a Empresa B & Q Energia conquista a confiança de seus clientes e consumidor final focado em pessoas, investindo na qualificação e no desenvolvimento de sua equipe, possuindo, desse modo, plano de cargos e carreiras. Portanto, permanece assim até os dias atuais, com o propósito de construir um legado que contribua para um planeta saudável e com uma energia limpa, promovendo gestão e qualidade na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

A B & Q Energia merece a homenagem por ser uma empresa inovadora, conquistando a categoria eletricista de linha viva, tendo a iniciativa de propor parceria com o SENAI-CE para a obtenção de tal conquista, obtendo certificação. Dessa parceria, o SENAI-CE aplicou seu conhecimento teórico ao conhecimento prático da B & Q. atualmente, a categoria está em todo o Estado. No ano de 2021, mais uma vez, conquistou também em CLT, outra categoria, eletricista MT/BT, em parceria com o SENAI-CE, além dos 35 anos de conquista corporativa, contribuindo significativamente com a categoria eletricista, motivo de muita a honra.

Fotos: André Lima