Projeto reúne observadores de pássaros no Parque do Cocó

22/04/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Para ter acesso à atividade é preciso fazer uma inscrição através de formulário que pode ser acessado em um link que se encontra na bio do Instagram do projeto @vempassarinharCE: https://instabio.cc/vempassarinharce

O projeto Vem Passarinhar CE retornou suas atividades mensais depois de dois anos paralisados devido a pandemia por covid-19. O projeto reúne no Parque do Cocó observadores de pássaros guiados por passarinheiros experientes e biólogos. De acordo com o Instagram do projeto, “todos são voluntários e interessados em expandir o conhecimento sobre meio ambiente, práticas de conservação, entretenimento e respeito a outros seres vivos com direitos, também, à Casa Comum que é a Terra”.

Para ter acesso à atividade é preciso fazer uma inscrição através de formulário que pode ser acessado em um link que se encontra na bio do Instagram do projeto @vempassarinharCE: https://instabio.cc/vempassarinharce e seguir algumas medidas de segurança, como apresentar o passaporte vacinal. Os encontros acontecem sempre os terceiros sábados do mês, com ponto de encontro no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó (entrada Av. Padre Antônio Tomás) as 7h.

A observação dos pássaros tem cerca de 1h30 de duração. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) disponibilizará binóculos para os participantes. A meta do projeto “Vem Passarinhar Ceará” é percorrer todas as Unidades de Conservação estaduais e despertar o interesse da comunidade pelas aves locais. O evento consiste em uma trilha guiada para observação de aves, Papo de Passarinho que é uma bate-papo com temática associada à natureza.

Os encontros acontecem nos terceiros sábados de cada mês, a partir das 7h, no Parque Estadual do Cocó e mensalmente ocorre uma edição extra em outra Unidade de Conservação estadual. Atualmente o projeto é conduzido por uma equipe de profissionais voluntários, a maioria biólogos, atualmente em busca de apoiadores.

Após a trilha, os presentes participam do “Papo de Passarinho” que é um momento de palestra com temática associada à natureza e à conservação com apresentações de 15 a 20 minutos, utilização de linguagem popular, simples e objetiva. Qualquer pessoa pode sugerir temas e conduzir essa atividade.

Serviço

O quê: Vem Passarinhar CE

Onde: Parque Estadual do Cocó

Quando: Terceiro sábado do mês – a partir das 7h

Mais informações: instagram.com/vempassarinharce/ – vempassarinharce@gmail.com

Grupo no whatzapp: https://chat.whatsapp.com/Frhh8SoLKdE19PmYCMspBV

Foto: @vempassarinharce