Novo complexo do Museu da Imagem e do Som segue com programação especial

04/04/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

O novo complexo do MIS proporciona uma imersão ampla em diversas linguagens culturais.

Mis-Ce - Foto: Gov do Ceará

Inaugurado na última quinta-feira, 31 de março, o complexo do Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque, localizado no mesmo endereço da casa histórica, na Av. Barão de Studart, 410, segue com uma programação especial de abertura para as próximas duas semanas de abril.

Programação especial

No andar +2, acontece a exposição “Todos juntos, vamos… Leocácio Ferreira”, com curadoria de Rosely Nakagawa, onde traz a obra do fotógrafo paraibano que atuou no Ceará nas décadas de 1960-1970. Ainda no tempo da fotografia analógica, Leocácio construiu sua própria câmera panorâmica, e registrava eventos sociais, esportivos e culturais.

Ainda em outro espaço, no andar -2, estará o trabalho do artista visual Batman Zavareze. Criador das projeções exibidas no encerramento das Olimpíadas no Brasil em 2016, ele ocupará a sala imersiva com a instalação “Ontem Choveu no Futuro”, projeções que se expandem para todas as superfícies da sala (paredes e chão), mergulhando o público em imagens e sons que buscam explorar várias perspectivas das diversas culturas cearenses. O artista visual cearense Rafa Diniz, do Crato, também participa dessa instalação com imagens de sua autoria. Ambas as exposições estão abertas ao público de quinta a domingo, de 13h às 21h.

• Já na quinta-feira (07/04), às 19h30, na Praça do MIS, acontece o show de Fernando Catatau com participação de Rodger Rogério;
  • Na sexta-feira (08/04), às 18h, na Praça do MIS, acontece uma Aula Magna com Zelma Madeira e às 19h30 show com Mateus Fazeno Rock;
  • No sábado (09/04), às 18h, na Praça do MIS, aula aberta “Conhecendo o que é programação criativa” – Com Rafa Diniz e às 19h30, Show da Vacilant;
  • Já no domingo (10/04), às 17h no Casarão, visita mediada à exposição Laboratório de Sentidos – Com André Scarlazzari e Marcus Vale.

O MIS

Os novos ambientes do Museu da Imagem e do Som do Ceará abrigam espaços expositivos, biblioteca (física e digital), sala multiuso, auditório, laboratórios para restauro e digitalização do acervo, laboratórios de ampliação e de impressão, reserva técnica, estúdios de fotografia, vídeo e de som, ilhas de edição e sala imersiva com 10 projetores para instalações multimídia. Na praça, transeuntes e visitantes podem contemplar exibições de vídeo em um telão externo e projeções de vídeo mapping que serão realizadas na fachada do anexo.

O complexo do MIS-CE é um projeto do arquiteto português Carvalho Araújo e foram investidos quase R$15 milhões na obra, resultando em uma área construída de 2.800m².

Serviço:
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Funcionamento: quinta a domingo
Horário: das 13h às 21h.
A entrada é gratuita
O uso de máscara e a apresentação do passaporte de vacina são obrigatórios.

Informações: Governo do Estado do Ceará

Foto: Gov. do Ceará