Programa Árvore na Minha Calçada incentiva o plantio em Fortaleza

14/03/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Das 13 espécies de mudas doadas o ipê amarelo é a mais pedida pelos solicitantes.

Ipê Amarelo - Foto: Roberto Rodrigues

Com a proposta de ampliar a cobertura arbórea da cidade, em parceria com a população, a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) vem desenvolvendo o programa “Árvore na Minha Calçada”. Só no início deste ano mais de 10 mil mudas foram doadas e plantadas. O Plano de Arborização de Fortaleza atua desde 2014 em todas as regiões de Fortaleza.

Como participar do programa

Para solicitar o plantio da árvore na sua calçada ou jardim, os interessados devem entrar em contato com a equipe da Coordenadoria de Políticas Ambientais (CPA) da Seuma através do Fone (85) 3452.6910, WhatsApp: (85) 98814.3849 ou pelo E-mail:(plano.arborização@seuma.fortaleza.ce.gov.br).

Na ocasião, será necessário fornecer nome, telefone para contato, endereço completo e fotos e vídeos do espaço que ganhará a muda. O próximo passo é escolher o tipo de árvore e aguardar a chegada da equipe que fará o plantio, bem como irá repassar orientações importantes para a saúde da planta, como a irrigação diária durante o primeiro mês do plantio e, a partir do fortalecimento da raiz, regar três vezes por semana.

Espécies distribuídas pela Seuma:

Aroeira pimenteira, Catingueira, Flamboiã, Ipê amarelo do cerrado, Ipê rosa, Jenipapo, Jucá, Mulungu, Mutamba, Paineira com espinhos, Pajeú, Pau-brasil e Tamboril.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

Foto: Roberto Rodrigues