Vereadores prestam homenagem ao médico e político Dr. Domingos de Aguiar

09/03/2022 - Adriana Albuquerque

Durante o Pequeno Expediente os parlamentares também destacaram investimentos na educação, incentivo ao empreendedorismo e Dia Internacional da Mulher, dentre outros assuntos.

Dr. Vicente (PT)

Fez uma homenagem ao médico e ex-prefeito de Tauá, Domingos Gomes de Aguiar, falecido no último dia 6 de março, aos 90 anos de causas naturais. Dr. Vicente, na presença da esposa do médico, Mônica Moreira Aguiar e a filha, Dra. Denise Moreira de Aguiar, destacou a dedicação dele ao povo tauaense e a influência de toda sua família no contexto político cearense. Domingos Gomes de Aguiar além de prefeito de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, atuou no Instituto de Previdência do Estado do Ceará (Ipec) e na Fundação de Saúde do Estado do Ceará (Fusec).

Danilo Lopes (Podemos)

Falou da dedicação do Dr. Domingos Gomes de Araújo com a população da região do Inhamus. “Ele representa uma casta de prefeitos que se dedicava ao povo. A casa sempre aberta para a população”, ressaltou o parlamentar lembrando da trajetória do médico e político de Tauá.

Didi Mangueira (PT)

Ressaltou a importância do ex-prefeito de Tauá para sua cidade e todo o Ceará. “Me emociono saber que um homem que morre com quase 91 anos e ainda mexe com o Estado, com a sua região, com a politica do Ceara, e está hoje mexendo e emocionando os vereadores dessa Casa”.

Enfermeira Ana Paula (PDT)

Repercutiu o ato em defesa da aprovação do piso nacional da Enfermagem, por meio do PL 2564, ocorrido ontem (08), na Av. Beira Mar, em Fortaleza. A vereadora falou da gratidão pela presença dos mais de 4 mil profissionais que fazem a enfermagem e ressaltou que já são muitas conquistas dessa categoria ao longo do tempo, mas que muitas lutas ainda precisam ocorrer.

O PL 2564, que estabelece um salário base de R$ 4.750 para uma carga de 30 horas semanais para os enfermeiros; 70% deste valor para os técnicos (R$ 3.325); e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras (R$ 2.375), aprovado no Senado em novembro de 2021, está na Câmara Federal e precisa da decisão do presidente desta Casa Legislativa, deputado Artur Lira (PP-AL), para ser apreciada.

Danilo Ribeiro (Cidadania)

Utilizando a tribuna da Casa do Povo destacou os investimentos realizados pelo governador Camilo Santana, principalmente na Educação. Danilo Ribeiro falou do sistema de educação integral, que irá receber recursos da ordem de R$ 1 bilhão conforme anúncio do governador.

Gabriel Aguiar (PSOL)

Repercutiu a derrubada de 31 barracas do Poço da Draga pelo poder municipal. Gabriel ressaltou que os comerciantes envolvidos na ação foram surpreendidos pela Prefeitura, sem aviso e possibilidade para que eles desmontassem as estruturas e evitassem prejuízos maiores. O parlamentar destacou que os comerciantes foram recebidos pelo vice-prefeito Élcio Batista (PSB) e que foi estabelecido soluções emergenciais e outras que apontaram possíveis soluções definitivas.

O vereador fez ainda um apelo à Administração Municipal para que pense a partir desse caso, e que em outras situações como essa, que envolva pessoas de extrema vulnerabilidade, que chame esses grupos para articular soluções.

Adriana Nossa Cara (PSOL)

Destacou a situação de 31 famílias do Poço da Draga com a desapropriação de espaço ocupado por empreendedores. Adriana Nossa Cara pediu esclarecimentos da Prefeitura de Fortaleza e os órgãos que realizaram a ação, pois a área integra uma Zeis.

Pedro Matos (PROS)

Retomando as atividades parlamentares, o vereador ressaltou o compromisso com a retomada da economia na Capital e da sua experiência na Secretaria de Parcerias e Concessões de Maracanaú. Falando sobre a importância de incentivo ao empreendedorismo, Pedro Matos destacou as ações desenvolvidas no Maracanaú com a alocação de novas empresas no Distrito Industrial e espera que as ações possam proporcionar novas ideais em Fortaleza.

Foto: Érika Fonseca