Câmara Municipal realiza solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

08/03/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Essa homenagem foi definida pela resolução 1.626 de 11 de setembro de 2013 e foi solicitada pelas nove vereadoras da Casa.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (08/03) uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Essa homenagem foi definida pela resolução 1.626 de 11 de setembro de 2013 e foi solicitada pelas nove vereadoras da Casa. Segundo a norma, cada vereadora pode indicar até quatro mulheres para ser homenageada. A sessão foi presidida pelo presidente da Casa Legislativa, Antônio Henrique que abriu os trabalhos e passou a condução da sessão para a vereadora Cláudia Gomes, que foi escolhida pelas demais para essa função.

Antônio Henrique fez suas homenagens às mulheres: “quero deixar aqui meu reconhecimento a vocês, que são guerreiras. Trabalham em casa e fora de casa, em jornada dupla e muitas vezes chegam a ser professoras dos filhos, mesmo cansada da jornada de trabalho à noite. Vocês são merecedoras dessa homenagem, e vocês merecem muito mais”, disse.

A vereadora Cláudia Gomes iniciou as saudações às homenageadas e aos presentes. “Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Durante o dia recebemos muitas manifestações de carinho que são muito bem-vindas, mas não podemos esquecer o significado dessa data. Essa data nos lembra a luta de mulheres que foram massacradas porque lotavam pela melhoria do trabalho, e essa luta continua. O espaço ocupado por nós aumentou muito, mas será que foi suficiente? Não foi. Quanto mais mulheres ocuparem os espaços políticos, o mundo parecerá mais conosco. Vamos homenagear algumas mulheres e que fique registrado nossos parabéns a vocês todas. Somos fortes e corajosas para vencer todas as batalhas, o lugar da mulher é onde ela quiser!”, frisou. Em seguida ela fez a entrega das homenagens para Roberta Madeira Quaranta, advogada, professora da Unifor e Uni7; Katianne Wirna Rodrigues, advogada; Maria Darlene Braga Araújo Monteiro, advogada; Maria da Conceição Feitosa de Albuquerque, representada por sua filha, Silvia Feitosa.

A vereadora Adriana Gerônimo fez seu pronunciamento. “Eu represento a primeira ‘mandata’ coletiva eleita em Fortaleza e no Estado do Ceará. Somos a maioria negras e LGBT, essa é a nossa entidade. É com muito orgulho que trazemos quatro mulheres com trajetórias gigantes que são muito significativas para a trajetória que nós acreditamos. Homenageamos essas quatro personalidades que representam as mulheres travestis, as pobres, as da periferia, que lutam por moradia, mulheres de terreiro que lutam pela ancestralidade e acima de tudo lutadoras. Que cada vez mais agente consiga construir um novo mundo para as mulheres”, disse. Ela prestou homenagens a: Lúcia Pereira da Silva, mulher negra, viúva e dona de casa; Marileide da Silva Luz, licenciada em pedagogia, professora de rede pública e associada da Fundação Herbert Sousa; Dediane Souza, travesti e jornalista e Maria Stela Pontes, Mãe Stela, mãe de santo e mantêm seu terreiro no bairro Presidente Vargas.

Cabeça erguida

A vereadora Ana Aracapé disse ser uma felicidade poder homenagear aquelas que dão à vida. “Nós mulheres devemos caminhar sempre de cabeça erguida. A figura da mulher passou a ser extremamente importante na sociedade, e tem ocupado cada vez mais o papel de protagonista. Ela é fundamental para a formação de uma sociedade mais sã. Falo das minhas homenageadas. Minha mãe, Raimunda Barreto de Matos, que caracteriza a mulher incentivadora do bem; Maria Pontes de Sousa, minha sogra, uma matriarca amada; Maria das Dores Martins Porfírio (Maria Pequena), parteira há 30 anos. Como essas mulheres que são exemplo, as mulheres devem ser amadas e respeitadas sempre”, ressaltou.

A vereadora enfermeira Ana Paula destacou que cada mulher tem sua importância e sua luta. “Mesmo nesse dia de comemoração, pensamos lá no nosso íntimo sobre alguma situação ruim que passamos nessas nossas lutas e andanças, seja por discriminação, por preconceito, mas hoje é um dia especial. É o primeiro ano que estou aqui como vereadora. Temos nos dedicado a criar políticas públicas que possam abraçar as mulheres de Fortaleza. Diariamente temos que demarcar nossa posição contra mulher. Temos que lutar contra a violência de gênero, contra a violência política, lutamos pelo acesso universal à saúde e sou feliz de compor esse time de vereadoras aqui nessa casa. Cada vereadora representa um segmento. E hoje trago quatro nomes importantíssimos, profissionais da enfermagem. Temos uma luta de 20 anos por nossa jornada de trabalho e piso salarial. Sonho com o dia que nenhuma mulher será discriminada ou violentada somente por ser mulher. As homenageadas foram: Marta Brandão, presidente do Sindisaúde-Ceará; Marylin Martins Rabelo; Michele Maia e Joana Paula Pereira Meireles, idealizadora do projeto Surf Inclusivo para Mulheres.

Mulher comum

A vereadora Priscila Costa disse que a motivação que a levou a entrar na política foi representar a mulher comum. “Falam em mulheres revolucionarias, lutadoras, mas eu sou apaixonada pela mulher comum. Quero homenagear duas mulheres que poderiam ser mulheres comuns, mas são extraordinárias: Maria de Lourdes Fernandes, mãe de quatro filhos, é profissional na área de enfermagem e há 10 anos perdeu a visão. Aqui temos tentado reverberar a causa das pessoas com deficiência, com doenças raras. Ela é um grande exemplo, após perder a visão ela se formou em pedagogia e faz parte da Caixa de Assistência aos Cegos. Outra mulher, é uma amiga querida que conheci na luta pela saúde mental, Andréia Lima, mãe de quatro filhas, é psicanalista, professora e pastora. Aos 19 anos fundou a ONG Alegria de Viver que cuida de mulheres vítimas de violência, pessoas usuárias de drogas e com ideação suicida”, comentou.

A vereadora Estrela Barros agradeceu a Deus pela dádiva de ser mulher. “Nessa noite eu quero agradecer todas, pois cada uma de nós tem o seu valor. Sou filha de mãe solteira e digo o quanto ela me ensinou. A mulher tem ocupado cada vez mais espaços na sociedade, mas há muito espaço ainda por conquistar. Quero homenagear três mulheres que são exemplo para todas nós: Eneylândia Rabelo Lemos; Marylene Nogueira Marques e Aldenize Maria Chaves de Mendonça. Quero pedir a todos vocês uma corrente de oração pelas mulheres e crianças e homens da Ucrânia que estão sofrendo com uma guerra injusta.

Vereadora Kátia Rodrigues falou da importância das mulheres, como mães, avós, conselheiras. “Fui conselheira tutelar e hoje estou aqui, é uma escolha que agente faz de ocupar os espaços políticos e nos unir com outras mulheres. Onde cresci no Alvaro Weyne, Grande Pirambu realizo esse trabalho social eu hoje fico feliz e emocionada em poder estar aqui como mãe e como avó, e poder homenagear quatro grandes mulheres: Cristiane de Sá Leitão, Rosângela Maria Silveira de Oliveira, Edinádia Amaral e Edileusa Bandeira da Silva. Digo que a mulher vive do lado do homem e não atrás pois se não fosse a mulher as coisas não aconteceriam muito bem para os homens,” apontou.

Conquistas

A vereadora Larissa Gaspar ressaltou que o dia 8 de março é uma data muito especial, pois é quando se celebra muitas conquistas a custo de muita luta. Ela citou a Lei Maria da Penha, O Centro de Referência da Mulher, as creches em tempo integral que propiciam que as mulheres possam trabalhar e buscar sua independência. “Mas é também é uma data que devemos concentrar nossa energia e trabalhar para mudar essa sociedade que ainda é violenta contra as mulheres. O Brasil é o quinto país do mundo que mais mata mulheres. Temos uma mulher morta a cada 7 horas e estrupada a cada 10 minutos, fora os casos invisibilizados. Por isso, que temos que ter políticas públicas pra que as mulheres sejam livres e é com esse país que eu sonho”, destacou. Ela homenageou Fátima Bandeira; Adriana Almeida; Martir Silva e Sílvia Cavalliere.

A vereadora Tia Francisca fechou a fala das vereadoras falando sobre o amor de Deus. “As mulheres devem estar à frente dos homens, pois elas é que puxam os homens para a vitória”, disse. Ela agradeceu a presença de todas as mulheres e afirmou que se sente honrada em homenagear mulheres que trabalham com ela nos projetos sociais: Eliane de Araújo da Silva; Francisca Ânia da Silva; Marta Alves de Souza e Rosângela Maria da Silva.

Homenageadas

Em seguida falou Marta Brandão em nome de todas homenageadas, tendo sido escolhida por sorteio. “A minha felicidade em falar em nome do todas homenageadas em uma data tão importante. Hoje fizemos a maior manifestação da enfermagem cearense para lutar pela melhoria da jornada de trabalho e piso salarial. Hoje é um dia para se comemorar, mas continuamos vendo mulheres com salário menor, mesmo ocupando os mesmos cargos dos homens. Hoje é dia de comemorar, mas de reforçar as bandeiras de luta das mulheres, diminuir e eliminar a violência. Quero parabenizar as vereadoras pela diversidade de mulheres que elas escolheram para homenagear. Viva a luta das mulheres!” finalizou.

Em seguida, o presidente Antônio Henrique, em nome de todos os vereadores e fortalezenses, homenageou as vereadoras de Fortaleza com a entrega de um buquê de flores. Participaram desse momento os vereadores Gabriel Aguiar e Wellington Saboia. Em seguida ele fez um pronunciamento.

O presidente Antônio Henrique expressou sua alegria e parabenizou todas as mulheres que foram homenageadas e as demais presentes. “Quero parabenizar as vereadoras. Dos 43 vereadores, nove são mulheres, o que representa 21% do total, para nós é um momento de alegria. Aqui está a representação das mulheres de nossa cidade, cada uma com sua bandeira com seus projetos. Nós da mesa estamos buscando administrar ouvindo a todos e procurando atender da melhor forma possível. O trabalho tem sido árduo e difícil mas estamos aqui. Nossa Mesa Diretora, e estou no quarto mandato, não me lembro de ter tantas mulheres compondo a mesa, são duas hoje. Estamos trabalhando para melhor servir a cidade. Quero parabenizar a todas mulheres homenageadas em nome da minha esposa Edileusa. A minha fala era somente para agradecer e parabenizar todas as mulheres”. No final o presidente fez uma oração por todas as mulheres da cidade.

Fotos: André Lima