Vereadora quer implementar qualificação profissional no EJA

28/01/2022 - Anna Regadas

VEREADORA ESTRELA BARROS

A educação é uma das portas para o mercado de trabalho, que muitas vezes exige qualificação. Para aqueles que não concluíram os estudos, esse acesso é ainda mais difícil. Dentro desse contexto, a vereadora Estrela Barros (REDE) apresentou o projeto de indicação nº 1640/2021, que visa implementar a qualificação profissional na política da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

EJA é uma modalidade de ensino destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Ela permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo. Com a proposição, além de poder concluir os estudos, os alunos vão ter acesso à qualificação profissional para atuar em diferentes áreas, possibilitando assim melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Trâmite – O projeto encontra-se na Comissão de Legislação, aguardando o parecer do relator. Sendo aprovado pelo colegiado é encaminhado para votação em Plenário. Caso os vereadores aprovem, a matéria é enviada ao Executivo para dar ciência. Por se tratar de um Indicativo, é preciso que o prefeito José Sarto (PDT) encaminhe mensagem ao Legislativo, a fim de que a proposição seja regulamentada e possa ser executada de fato.

A iniciativa garante a inclusão e o direito à aprendizagem, contribuindo para a preparação do aluno e favorecendo a sua inserção no mercado de trabalho. “A gente que caminha nas comunidades, vê as dificuldades da população, ainda mais com essa pandemia, muitos ficaram sem ter oportunidade. Então vi que criando algo profissionalizante dentro das escolas, principalmente na Educação de Jovens e Adultos será um atrativo, pois além de aprender o conteúdo da aula, o jovem estará também se qualificando para o mercado de trabalho”, aponta Estrela Barros.

Foto: Arquivo/CMFor