Covid-19: população tem novo canal para tirar dúvidas sobre vacinação e testagem

26/01/2022 - Cleonardo Dias

A vacinação é comprovadamente o meio mais eficaz no combate da Covid-19

Movimentação de mulheres nas ruas de Fortaleza

As ações no combate a pandemia segue mobilizando o Governo do Estado para melhor atender a população, e neste sentido a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passou a disponibilizar um canal para tirar dúvidas sobre o cadastro de vacinação contra a Covid-19 e testagem contra a doença.

A população interessada em tirar dúvidas e questionamentos deve enviar um e-mail para o endereço (faleconosco@saude.ce.gov.br). O importante é que todos possam se vacinar e realizem os testes quando necessário.

Vacinação

De acordo com dados do Vacinômetro do Governo do Estado divulgado no último dia (24), mais de 15 milhões e 900 mil pessoas já foram vacinadas no Ceará. Desde total, 7.122.362 tomaram 1ª dose, 6.478.696 a 2ª dose, e 179.092 dose única. Já com a dose de reforço 2.117.204 pessoas e 11.881 com dose adicional.

Em Fortaleza, segundo dados atualizados nesta quarta-feira (26), às 9:38, pelo Vacinômetro Covid-19, da Prefeitura Municipal, aponta que 4.843.197 pessoas já foram imunizadas. Deste total 2.199.640 receberam a (D1), 1.970.292 a (D2) e 673.265 a (D3).

A terceira dose da vacina contra Covid-19 já foi liberada, mesmo sem agendamento prévio, para aqueles que completaram o intervalo de quatro meses da segunda dose. Atualmente, o local destinado para este público está sendo exclusivamente no Shopping Iguatemi.

Em relação à vacinação contra a doença, o Estado segue aplicando as doses em crianças com idades entre 5 e 11 anos, além de outras faixas etárias já contempladas. Para receber o imunizante, é necessário cadastro prévio na plataforma Saúde Digital.

Para ter acesso ao agendamento da vacina será é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital, ferramenta da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O agendamento pode ser verificado através do Vacine Já, ou do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza como também nas listas nominais divulgadas no site Coronavírus Fortaleza. A vacinação das crianças seguirá as faixas etárias por ordem decrescente.

Confira a lista de agendados (26 a 28 de janeiro):

Testagem

Com o aumento de casos de Covid-19, principalmente pela circulação da variante Ômicron, e de outras síndromes gripais, como influenza, a Sesa ampliou de 6 para 25 o número de Centros de Testagem gratuita espalhados pelo Estado. A ação conta com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Para agendar o teste gratuito de Covid-19, é necessário se cadastrar na plataforma Saúde Digital, na opção Testagem CT Rede Sesi/Sesc/Senac. O agendamento estará liberado às segundas e quintas-feiras para os dias subsequentes. Após o registro completo e validado por e-mail, o paciente escolhe o endereço e marca o dia e horário do teste.

Locais de testes em Fortaleza:

• Senac Fortaleza – Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro;
  • Sesc Fortaleza – Avenida Duque de Caxias, 1701 – Centro;
  • Sesi Centro – Rua Padre Ibiapina, 1449 – Jacarecanga;
  • Sesi Parangaba – Avenida João Pessoa, 6754;
  • Sesi Barra do Ceará – Rua Florêncio de Alencar, 900;
  • Hotel Excelsior – Praça do Ferreira – Rua Guilherme Rocha, 172 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – por ordem de chegada);
  • Drive-thru HGF – Endereço: Rua Juiz Renato Silva – Papicu (por agendamento na plataforma Saúde Digital);
  • Drive-thru RioMar Kennedy – Avenida Sargento Hermínio, 3100 – Presidente Kennedy – (agendamento na plataforma Saúde Digital);
  • CT para Viajantes no Aeroporto Internacional de Fortaleza – exclusivo para passageiros em desembarque;
  • CT para Viajantes na Rodoviária de Fortaleza (Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé) – exclusivo para passageiros em desembarque.

Informações: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará

Foto: Érika Fonseca