Estudantes de Fortaleza já podem solicitar carteira estudantil para o ano de 2022

25/01/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Estudantes da rede pública de ensino devem solicitar a gratuidade

Carteira de estudante- PMF

Teve início neste mês de janeiro o processo de solicitação das carteiras estudantis 2022. Os pedidos ocorrem de forma completamente on-line. Para o atendimento presencial, é necessário realizar agendamento pelo site da Etufor.

Como solicitar a carteira estudantil e documentos necessários:

• Acesse a plataforma Identidade Estudantil;
  • RG e CPF;
  • Declaração de matrícula;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Biometria facial, que pode ser feita com o uso de smartphones.

A Etufor recomenda renovar o procedimento de biometria para aqueles estudantes que já fizeram, mas consideram que modificaram suas características faciais. A biometria é a forma de identificação nos validadores dos ônibus para evitar a fraude.

Taxas para emissão da carteira estudantil

Os alunos de escolas públicas ou de universidades públicas, veteranos ou novatos, bem como os bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), devem solicitar a gratuidade para obter a carteira de estudante de 2022. Já os alunos da rede particular devem pagar a taxa que varia entre R$ 30,00 e R$ 38,00. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira e aplicativos.

Os alunos veteranos que já possuíram carteira de estudante da rede particular de escolas e universidades, e continuam na mesma instituição de ensino, precisam apenas imprimir o boleto pelo site. Já o aluno que tenha mudado de escola ou universidade, deve solicitar a confirmação de matrícula na sua instituição de ensino atual para que sejam atualizados seus dados escolares e, assim, imprimir seu boleto com os dados atualizados.

Entrega das carteiras estudantis

Os alunos devem aguardar a entrega das carteiras de estudante nas suas próprias instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades.

Benefícios da Carteira de Estudante

• Meia tarifa no transporte coletivo;
  • Meia cultural;
  • Integração no transporte público, pois, com créditos, o documento torna-se Bilhete Único;
  • Pode usufruir da integração, no intervalo de 2 horas, pagando apenas uma tarifa;
  • Utilização gratuita dos sistemas Bicicletar.

Informações: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Foto: PMF