CMFor produz informativo sobre vacinação de crianças contra a Covid-19

25/01/2022 - Anna Regadas

Saiba como realizar o cadastro e qual a documentação necessária para a vacinação.

O acesso à informação vem sendo uma das medidas no enfrentamento da pandemia. Neste sentido, a Câmara Municipal de Fortaleza lançou a folheto “Xô Covid!”, que faz um alerta aos pais sobre a importância da vacinação das crianças contra a Covid-19. O material ensina o passo a passo para o cadastro na plataforma Saúde Digital e informa qual a documentação necessária, que deverá ser ser apresentada no dia da aplicação do imunizante.

O folheto também tira dúvidas sobre a diferença entre a Covid-19, e as outras síndromes gripais como resfriado, gripe comum, além da H1N1 e H3N2, que têm tido um aumento no número de casos nesse início de ano.

Em Fortaleza, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos iniciou no dia 15 de janeiro. Porém menos da metade das crianças agendadas haviam comparecido na data de imunização. De acordo com os dados fornecidos pela Prefeitura, desde o início da vacinação, no dia 15, até a última quinta-feira, 20, havia 11.080 agendamentos para esta faixa etária. Porém nesse intervalo, o número de doses aplicadas foi de apenas 5.243, o que corresponde a 47% do público esperado.

A Capital tem cerca de 283.806 crianças na faixa de idade recomendada para tomar o imunizante. Já o número de cadastros na Plataforma Saúde Digital, da Sesa, chega somente a 166.925 mil. Desses, 71,8%, o equivalente a 119.841 mil, foram confirmados por e-mail, requisito necessário para que o sistema processe a data de agendamento da aplicação. Os outros 30% precisam ter a pendência resolvida para que os dados sejam, efetivamente, validados.

Além do ritmo lento nos cadastros, a procura pelo imunizante infantil também está em baixa em Fortaleza. Neste sentido, o folheto reforça a importância tanto do cadastro quanto do comparecimento no dia da vacinação. Com a incidência de casos nos últimos dias e a transmissibilidade da nova variante ômicron, a imunização das crianças se faz necessária.

Lembrando que para fazer o agendamento da vacinação basta realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br). Para as pessoas que não possuem acesso à internet ou que tenham alguma dificuldade no cadastro, podem procurar um dos locais disponibilizados pela Prefeitura. Confira abaixo quais são:

– 12 Secretarias Executivas Regionais
– 4 Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim, José Walter)
– Centro Cultural Canindezinho
– Pracinha da Cultura do Ancuri
– 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
– 3 Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH)
– 4 terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba).

O material está sendo divulgado nas redes sociais do Legislativo. Para ter acesso é só clicar no botão baixar.

Foto: Érika Fonseca