Clima quente e chuvoso é propício para o aparecimento de escorpiões

25/01/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

É comum o aparecimento desses animais peçonhentos nas residências nesse período do ano.

Mês de janeiro iniciou com chuvas entremeadas por dias ensolarados e quentes. Essa alternância do clima é propícia para o aparecimento de escorpiões, que costumam buscar lugares quentes e secos para se abrigar. É comum o aparecimento desses animais peçonhentos nas residências nesse período do ano, por isso a necessidade de manter cuidados redobrados.

Os escorpiões vivem nas redes de esgoto e elétrica e em tempo de chuvas buscam outros abrigos. Segundo o assessor técnico do Programa de Acidentes com Animais Peçonhentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ivan Luís de Almeida, o acesso desses animais às residências acontece geralmente, pela rede de esgoto, já que se alimentam de baratas. Segundo ele, os ralos são os locais com maior concentração deles. “Se tem barata na residência é provável que tenha também escorpiões. No ano passado, foram registrados 287 acidentes com escorpiões no Estado.

Prevenção

Para prevenir o surgimento de escorpiões, as pessoas podem tomar medidas simples como vedar os ralos com telas ou optar pelos que abrem e fecham. Também podem instalar redes de proteção nas frestas das portas e utilizar protetor nas tomadas, além de tampar possíveis buracos em paredes e pisos. Outro ponto importante é a higienização da casa, pois eles costumam buscar comida à noite; evitar entulhos nos quintais; lixo acumulado, aparar a gramas e manter as vasilhas de alimentos dos animais limpos.

Outras dicas são: verificar roupas e sapatos antes de usá-los e averiguar armários, locais pequenos e espaço sob o colchão que podem ser esconderijos dos escorpiões, verificar cama e lençóis antes de deitar, bem como evitar deixar a cama encostada na parede.

Em caso de acidentes com escorpião, a recomendação é lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde mais próxima. Almeida observa que a pessoa picada não deve cortar, furar, apertar ou fazer uso de qualquer outro produto e lembra que acidentes por escorpiões podem matar. Principalmente crianças de zero a 12 anos e idosos (a partir de 60 anos).

Foto: Instituto Butantan