Wellington Sabóia propõe a criação da Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho

21/01/2022 - Cleonardo Dias

O projeto prevê tornar o mês de abril uma referência na prevenção de acidentes de trabalho

Foto: Érika Fonseca

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de Indicação Nº 924/21, de autoria do vereador Wellington Sabóia (PMB), que institui em Fortaleza a campanha de prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais. A matéria encontra-se na Comissão de Orçamento e Fiscalização aguardando parecer do relator.

O objetivo do projeto é divulgar amplamente os cuidados no ambiente de trabalho, com abordagens sobre os direitos assegurados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) relativas a segurança e medicina do trabalho. A campanha será desenvolvida no mês de abril com um laço verde em simbologia ao tema.

O vereador ressaltou a importância da aprovação do indicativo para minimizar os riscos no ambiente de trabalho. “Para os trabalhadores, os ambientes seguros e saudáveis reduzem a possibilidade de acidentes e adoecimentos no trabalho, preservando a vida e a integridade física. Além disso, geram mais satisfação no trabalho e podem aumentar a renda, pelo aumento de produtividade que um ambiente seguro, saudável e organizado proporciona”, pontuou.

A justificativa do projeto também destaca a importância de todos conhecerem as ferramentas de prevenção e de como aplicar de forma efetiva no ambiente de trabalho. O indicativa ainda elenca algumas ferramentas de prevenção de acidentes, entre elas: treinamentos; diálogos de segurança; análise de risco; checklists; inspeções e comunicação visual.

Foto: Érika Fonseca