Central da Cidadania realizou mais de 1.900 atendimentos no último trimestre

19/01/2022 - Cleonardo Dias

A Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, da Câmara Municipal de Fortaleza, segue ampliando o leque de serviços para melhor atender a população e garantir o direito a cidadania de todos. Só no último trimestre de 2021 a Central realizou 1.982 atendimentos.

Reunindo em só espaço o atendimento de 10 órgãos com a oferta de 29 serviços, a Central da Cidadania conta com o a parceria da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do (Procon), Sindiônibus e Etufor.

Balanço do último trimestre (Outubro a Dezembro de 2021)

• SPS ———————————— 891 atendimentos;
  • Procon ——————————- 262 atendimentos;
  • AMC ———————————- 240 atendimentos;
  • Sindiônibus ———————– 230 atendimentos;
  • MEI ———————————– 173 atendimentos;
  • Etufor ——————————- 95 atendimentos;
  • Sefin ——————————— 91 atendimentos.

O coordenador da Central da Cidadania, Rodrigo Cavalcante, pontua que os serviços prestados pela Central vem procurando atender a população da melhor forma possível e que um dos serviços mais procurados vem sendo os da SPS para a emissão de RG. “O papel da Central vem sendo cumprido, e dentro dos primeiros 90 dias de implementação seguimos aprimorando e evoluindo cada vez mais nos serviços e no atendimento”, disse.

Moradora do bairro Jóquei Clube, Bruna Marinho trouxe sua filha de 10 anos de idade para emissão da 1ª via do RG e ressaltou o bom atendimento recebido na Central. “Fiquei sabendo pelas redes sociais que a Câmara estava ofertando esse serviço e como não conseguia atendimento do Vapt-Vupt do Antônio Bezerra devido a lotação, acabei vindo pra cá. Estou muito satisfeita com a rapidez e qualidade do atendimento”, destacou.

Serviços ofertados pela Central da Cidadania

AMC
• Defesa de autuação
• Emissão de credencial para idoso e deficiente para uso de vaga especial
• Indicação do condutor
• Apresentação de recurso de multa – 2ª instância
• Recurso de Multa – Jari
ETUFOR
• Emissão de carteira de estudante
• Bilhetinho (crianças de 2 a 7 anos)
PROCON
Oferece atendimento para a população, no intuito de minimizar os transtornos decorrentes das relações de consumo
• Recebe denúncias contra fornecedores e empresas que desrespeitam o direito do consumidor
• Realiza audiências de conciliação
SEFIN
• Emissão de Certidão Negativa de Débito
• Emissão de Nota Fiscal Avulsa
• Consulta no cadastro do IPTU
• Emissão de DAM de IPTU, ISS e ITBI
SINDIÔNIBUS
Emissão de Bilhete Único
• Cartão do Idoso
SPS
Emissão de RG
• Emissão de CPF
• Antecedentes Criminais
• CTPS Virtual
MEI
Atua no suporte aos trabalhadores autônomos, que desejam formalizar seus negócios. Também orienta os cidadãos sobre o parcelamento de dívidas, a Declaração Anual do MEI, boletos de pagamento, alteração de dados, entre outras dúvidas relacionadas ao programa.

Confira o passo a passo do agendamento no site:

• Acesse o site da Câmara Municipal de Fortaleza (https://www.cmfor.ce.gov.br/).
  • Clique em Central da Cidadania, que fica no início da página ou acesse o link aqui.
  • Selecione o serviço para qual deseja o atendimento, escolha a data e clique em pesquisar.
  • O sistema irá mostrar os horários disponíveis para atendimento. Selecione um horário de sua preferência e clique para agendar.
  • Agora é só comparecer à Central da Cidadania, na data e horário agendado. Lembre de trazer os documentos necessários para o seu atendimento.

Funcionamento especial

Durante o mês de janeiro 2022, os atendimentos da Central da Cidadania seguem no horário de 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Lembrando que é necessário agendar seu atendimento. Mais informações ligue: 3444-8444.

Foto: Érika Fonseca