Cidade da Criança realiza Minicircuito de Bike Infantil neste domingo (16)

14/01/2022 - Cleonardo Dias

O local será o novo ponto de apoio fixo do projeto Ciclofaixas de Lazer, oferecendo uma série de atividades e serviços aos ciclistas

A cidade de Fortaleza vem se destacando na realização de ações inovadoras para fortalecer a mobilidade urbana através da ampliação da malha cicloviária. E uma das iniciativas que vem atraindo cada vez mais adeptos é para o uso das Ciclofaixas de Lazer, geralmente realizada aos domingos.

E para atrair ainda mais as famílias, principalmente o público infantil, a Prefeitura de Fortaleza preparou para este domingo (16), a primeira edição do projeto Minicircuito de Bike Infantil, a ser realizado na Cidade da Criança, que passa a ser ponto de apoio fixo do evento, bem como recebe uma série de atividades e serviços para os ciclistas. Também serão distribuídas no local plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas.

Na Cidade da Criança será montado um circuito com orientação de monitores para promover a educação, a prática e a segurança das crianças no uso da bicicleta. De responsabilidade da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a superintendente do órgão, Juliana Coelho, destaca a importância do projeto “O objetivo é incentivar a prática do uso de transportes não motorizados desde a infância e, de forma lúdica, além de proporcionar uma atividade de lazer, orientar boas práticas de segurança viária aos pequenos”, disse.

Em substituição ao Passeio Público como ponto de apoio, a Cidade da Criança terá a presença de equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com a oferta de serviços, como aferição de pressão arterial, e distribuição de mudas de plantas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Reinaugurada no último dia 21 de dezembro de 2021, o parque Cidade da Criança, equipamento histórico de Fortaleza, localizado no Centro, voltou a ser opção para crianças e adultos que gostam de atividades ao ar livre. Com uma área de 27 mil m², o espaço recebeu novo piso acessível e drenante, iluminação em LED, mobiliários urbanos, paisagismo e áreas de praça. As obras fazem parte do programa “Juntos por Fortaleza”, que consiste no conjunto de ações integradas entre o Executivo Municipal e Estadual.

Ainda segundo a AMC, Fortaleza já alcançou a marca de 405,6 km de malha cicloviária, onde esse total, 58,4 km foram implantados só em 2021. A prefeitura pretende implantar até o fim da gestão do prefeito José Sarto mais 100 km de ciclovias e ciclofaixas, chegando a uma malha total de 500 km. As ações colocam o município como a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas a ciclovias e ciclofaixas, segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil).

Rotas das Ciclofaixas de Lazer

Atualmente existem três rotas que tiveram ampliação e adaptações. As rotas contam com orientadores da AMC e da Guarda Municipal. Confira as rotas.

Rota Leste: Início na ciclovia da Avenida Washington Soares em direção à Cidade da Criança, passando pelo ponto de apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó. O percurso seguirá pela Av. Sebastião de Abreu, Av. Padre Antônio Tomás, Av. Senador Virgílio Távora, Av. Antônio Justa, Av. Abolição, Av. Beira-Mar (podendo acessar pela ciclovia paisagística para o Mercado dos Peixes), Av. Historiador Raimundo Girão, Av. Alberto Nepomuceno, Rua Dr. João Moreira, Rua Floriano Peixoto, Rua Pedro Pereira até a Cidade da Criança.

Rota Oeste: Liga a Praça Jonas Freitas, conhecida como Praça dos Animais ou Praça do North Shopping, no bairro São Gerardo, à Cidade da Criança e à Av. Beira-Mar. O circuito passará pela Rua Braz de Francesco, Av. Bezerra de Menezes, Rua Justiniano de Serpa, Av. Domingos Olímpio, onde poderá se conectar com a rota Sul, pela Rua General Sampaio, seguindo pela Rua Pedro Pereira até a Cidade da Criança ou seguir até a Rua Carlos Vasconcelos em direção à Av. Beira-Mar (ciclovia paisagística), onde se conectará com a rota leste, em direção à Cidade da Criança ou ao Parque do Cocó.

Rota Sul: Liga a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, à Cidade da Criança. O percurso partirá da Av. Professor Gomes de Matos, Rua Jorge Dumar, Av. Eduardo Girão, Av. da Universidade, Av. Domingos Olímpio – onde se conectará com a rota oeste, em direção a Av. Beira-Mar (ciclovia paisagística), Rua Carlos Vasconcelos, Rua General Sampaio, Rua Pedro Pereira seguindo para a Cidade da Criança e se conectando a rota Leste em direção a Av. Beira-Mar e ou ao Parque do Cocó.

Informações: Prefeitura de Fortaleza / Foto: Rodrigo Carvalho