Plano de ação para atendimento de pacientes com síndromes gripais e Covid é lançado pela Prefeitura

13/01/2022 - Cleonardo Dias

A iniciativa foi em decorrência do aumento de casos de síndromes gripais em Fortaleza

Devido ao amplo crescimento de atendimentos na Rede Municipal de Saúde em decorrência de síndromes gripais, a Prefeitura de Fortaleza apresentou um plano de ações para atendimento desse público. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), só no último dia 10 de janeiro 4.020 pacientes com síndromes gripais foram acolhidos nos 116 postos e nas 6 UPAs da Capital.

Confira alguns pontos do plano de ação

• admissão de médicos do Programa Médico Família Fortaleza para compor a Rede Municipal de Saúde;
  • aumento de 323 leitos destinados ao atendimento das síndromes gripais com 12 postos sentinela
  • reforço na infraestrutura de atendimento das unidades básicas de saúde, com disponibilização de oxímetro em todos os postos;

O prefeito José Sarto salientou a iniciativa do plano devido a alta demanda de pacientes que procuram as unidades de saúde e a diminuição de profissionais em decorrência de adoecerem. “Estamos ampliando o número de leitos, aumentamos as equipes trabalhando nas UPAs, colocamos alguns postos de saúde para funcionar nos fins de semana, com horário de atendimento até 19h, e já contratamos 57 novos médicos”, disse.

Testagem da Covid-19

A Prefeitura de Fortaleza adquiriu 71.425 testes rápidos com objetivo de auxiliar na avaliação do estado imunológico dos pacientes que apresentem sintomas gripais para o tratamento adequado. As testagens estão sendo realizadas nos postos de saúde e UPAs geridas pelo município.

Monitoramento e rastreio dos casos

Continuidade das ações de monitoramento e rastreamento, onde 14 rastreadores realizam a investigação de casos suspeitos ou confirmados para a Covid-19, por meio de ligações telefônicas, orientando sobre como proceder para evitar futuras contaminações.

Ainda durante a apresentação do plano o prefeito de Fortaleza chamou atenção para o número de faltosos da segunda e da terceira doses da vacina, onde 203.849 agendados para a D2 não compareceram ao local de vacinação e 420.562 deixaram de tomar a D3.

>> Confira o plano de ação clicando aqui.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

Foto: Prefeitura de Fortaleza