Clínica Veterinária Jacó realiza agendamento online para atendimentos gratuitos de pets

13/01/2022 - Marcelo Raulino

A Clínica, que funciona no bairro Passaré (Regional 8), realizou no ano passado mais de 130 mil serviços.

Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços gratuitos da Clínica Veterinária Jacó, de forma mais ágil e cômoda, a Prefeitura de Fortaleza inicia a partir desta quinta-feira, 13, o agendamento online, o que possibilita o deslocamento ao local apenas com data e hora marcadas. A Clínica, que funciona no bairro Passaré (Regional 8), realizou no ano passado mais de 130 mil serviços

Para agendar os atendimentos, os tutores de pets devem acessar o site da Clínica Jacó ou o link no Catálogo de Serviços do Portal da Prefeitura, que ficam disponíveis diariamente, a partir de 18h até que as 15 fichas diárias de marcação sejam completadas. Conforme a gestão municipal, os agendamentos também podem ser feitos na forma presencial na clínica quando é feita a entrega das senhas para atendimento no local.

A Clínica é gerenciada pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), através da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa). Em 2021 foram realizadas no local, 43.784 aplicações de medicamentos, 39.655 exames laboratoriais, 15.746 consultas, 11.042 aplicações de medicamentos para anestesia, 9.472 procedimentos ambulatoriais, 6.910 exames de imagens e 3.994 cirurgias gerais. Desde sua inauguração em outubro de 2020, a gestão municipal já possibilitou no local a realização de mais de 152 mil serviços e atividades direcionadas ao bem-estar de cães e gatos da cidade.

Conforme Ferrúcio Feitosa, titular da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos, o agendamento online representa mais uma possibilidade de ter acesso aos serviços gratuitos da Clínica Veterinária Jacó, sem precisar ir presencialmente ao local, mas agendando no conforto do seu lar. Segundo ele, o prefeito José Sarto tem dado todo o apoio às ações de proteção e o bem-estar dos animais em Fortaleza. Destaca, ainda, que a Clínica Veterinária é referência no Brasil em atendimento de saúde gratuito e de excelência.

Após o agendamento, o sistema emite uma ficha de confirmação, que deve ser levada pelo tutor do animal no dia do atendimento na clínica.  No dia agendado, é obrigatório que os tutores compareçam com seus animais à clínica veterinária munidos de documentação com foto, RG, CPF e comprovante de residência em Fortaleza. O atendimento será por ordem do código contido na ficha de agendamento. A Clínica informa que os gatos devem ser levados em caixas de transporte adequadas e somente um animal por caixa. Os cães devem ser levados com coleira, guia e focinheira. Os atrasos acima de 30 minutos repercutem em perder o atendimento.

Os serviços realizados pela Clínica Veterinária Jacó, são os seguintes: atendimentos de urgências, emergências, consultas clínicas, especialidades médicas (cardiologista, endocrinologista, dermatologista, oncologista, ortopedista e neurologista), cirurgias gerais (tecidos moles e ortopédicas) e cirurgias de esterilização, além de exames de imagem (raio-x e ultrassom), exames laboratoriais, aplicação de medicamentos e soroterapia.

O local funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Já a entrega presencial das senhas de atendimento inicia às 8h, sendo 31 senhas diárias individuais ao todo para distribuição aos tutores com seus animais. Os atendimentos de emergência são imediatos, sob avaliação, e o retorno ocorre com agendamento prévio.

Devido ao aumento de casos de Covid-19, todos os profissionais atuantes no equipamento usam máscaras e é disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos no local. Por conta da orientação do distanciamento entre as pessoas, o acesso está restrito, com o controle de um atendimento por vez. O uso da máscara é obrigatório e é proibida a presença de crianças nestes locais.

Agendamento online da Clínica Veterinária Jacó pode ser feito aqui

Ou através do Catálogo de Serviços do Portal da Prefeitura de Fortaleza aqui

Agendamento on-line é realizado diariamente, a partir de 18h até completarem as 15 fichas diárias de marcação

Funcionamento da clínica é de segunda a sexta-feira de 8h às 12h e 13h às 17h