IPTU 2022: contribuintes já podem obter informações sobre o imposto

12/01/2022 - Cleonardo Dias

Neste ano mais de 139 mil imóveis estarão isentos do pagamento do imposto

O contribuinte de Fortaleza já pode acessar através do site da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), às informações e imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2022.

Segundo a Sefin, este ano, caso o contribuinte prefira, será enviado às residências, via Correios, o boleto referente ao vencimento do dia 07 de fevereiro, com os códigos de barra para o pagamento da primeira cota única com 8% de desconto e primeira parcela.

Como consultar e imprimir o boleto de pagamento do IPTU

Acesse o site: (https://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/) e clique na opção IPTU 2022. Você poderá imprimir o DAM digitando a inscrição do imóvel ou CPF e CNPJ. Será possível imprimir o DAM nas opções “Cota Única”, “Parcela” ou “Carnê”.

O órgão ainda informa que os contribuintes que optarem em pagar o IPTU em cota única, terá três opções de desconto: 8%, 6% e 4%, com vencimento no quinto dia útil dos meses de fevereiro, março e abril, respectivamente. Já quem optar pelo parcelamento do imposto poderá fazê-lo até 11 vezes, devendo cada parcela ter o valor mínimo de R$ 68,14, também com vencimento no quinto dia útil de cada mês.

Em 2022 o imposto do IPTU em Fortaleza alcança um total de 801.116 imóveis. Desse total, 139.772 estarão isentos do pagamento do Imposto, o que beneficia, principalmente, os imóveis com valor venal até R$ 83.518,51. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o IPTU 2022 não sofreu reajuste na alíquota, tendo sido lançada apenas a correção do IPCA-e, como previsto em lei.

Central da Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza

Na Central da Cidadania o cidadão tem acesso a 29 serviços como emissão de RG, CPF, carteira de estudante, bilhete único, cartão do idoso, recurso de multa, consulta de cadastro de IPTU, atendimento ao microempreendedor individual (MEI), dentre outros. Acesse o site (www.cmfor.ce.gov.br) e clique na opção Central da Cidadania para agendar seu atendimento.

>> Saiba como vai funcionar a Central da Cidadania no mês de janeiro

Informações: Prefeitura de Fortaleza