Entenda os protocolos de isolamento para pessoas com Covid-19

12/01/2022 - Ana Clara Cabral

O tempo pode variar de 5 a 10 dias de isolamento. Confira o tempo de quarentena indicado para cada caso

Pessoas com casos leves e moderados de Covid-19 devem seguir os novos protocolos anunciados pelo Ministério da Saúde sobre o isolamento social. As medidas reforçam os cuidados necessários na prevenção da transmissão da doença, garantindo que o paciente cumpra o tempo necessário para recuperação.

Em meio ao aumento dos casos de síndrome gripal, com a variante da Influenza H3N2, os cuidados com a proteção individual, como o uso de máscara e isolamento também são indicados. Outra medida muito importante neste momento é a realização do teste para Covid-19 para o diagnóstico preciso.

Saiba qual o tempo indicado para cada caso:

Isolamento de 5 dias

Se a pessoa não estiver mais com sintomas respiratórios nem febre há pelo menos 24 horas e sem utilizar antitérmicos há pelo menos 24 horas; e também testar negativo com exames de PCR ou antígeno; e se testar negativo no quinto dia de isolamento. Caso o exame dê positivo para o coronavírus, permanecer isolado até completar 10 dias.

Isolamento de 7 dias

O paciente pode sair do isolamento no sétimo dia se não estiver com sintomas respiratórios nem febre por pelo menos 24 horas (sem antitérmico), além do exame PCR negativo para o coronavírus. Caso os sintomas permaneçam no sétimo dia de isolamento ou o teste PCR dê positivo, é necessário manter o isolamento até o décimo dia.

Isolamento de 10 dias

Para sair da quarentena, é necessário estar sem sintomas respiratórios, sem febre por pelo menos e sem uso de antitérmicos por 24 horas.

É importante lembrar que os tempos são contados a partir do início dos sintomas, e não da obtenção do resultado do exame positivo.

Foto: Érika Fonseca