Central da Cidadania fortalece política de defesa do consumidor na Capital

11/01/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em três meses de funcionamento com os serviços do Procon/Fortaleza foram realizados 207 atendimento com a marcação de 56 audiências de conciliação.

Central da Cidadania - Foto: Evilázio Bezerra

A Central da Cidadania segue ofertando diversos serviços à população. Dentre eles, o atendimento voltado para o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). Com a inauguração do núcleo na Câmara em outubro de 2021, o órgão de defesa do consumidor já realizou 207 atendimentos.

O Procon oferta diariamente serviços de abertura de reclamações, formalização de denúncias e orientação jurídica relativa aos direitos e deveres do consumidor. Dos 207 atendimentos, a maior procura continua sendo de denuncias contra serviços essenciais e bancos. Ainda foram marcadas 56 conciliações entre consumidores e fornecedores, com a realização de 30 audiências.

A conciliadora do Procon da Central da Cidadania, Isabela Bezerra, ressalta a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Procon e o aumento da procura pelos serviços ofertados pelo órgão. “Os serviços do Procon seguem uma esteira de procedimentos para melhor atender a população. A demanda aumentou e atualmente somos o 2º serviço mais procurado dentro da Central”, disse.

Confira o passo a passo do agendamento no site:

• Acesse o site da Câmara Municipal de Fortaleza (https://www.cmfor.ce.gov.br/).
  • Clique em Central da Cidadania, que fica no início da página ou acesse o link aqui.
  • Selecione o serviço do Procon, escolha a data e clique em pesquisar.
  • O sistema irá mostrar os horários disponíveis para atendimento. Selecione um horário de sua preferência e clique para agendar.
  • Agora é só comparecer à Central da Cidadania, na data e horário agendado. Lembre de trazer os documentos necessários para o seu atendimento.

Todos os problemas relacionados à compra de produtos e prestações de serviços podem ser encaminhados ao Procon. Veja alguns exemplos:

• cobranças indevidas, elevação injustificada de consumo;
  • envio de cartão sem solicitação;
  • nome do consumidor enviado indevidamente ao SPC;
  • falhas em transações eletrônicas;
  • problemas na prestação de serviços essenciais (água, esgoto, energia elétrica, gás, telefone), interrupção do serviço sem justificativa, aumento abusivo de prestação;
  • problemas com aluguel ou condomínio;
  • defeito ou mau funcionamento não causado por uso indevido do produto, não cumprimento do prazo de entrega prometido ou a entrega de um produto que não corresponde ao que foi comprado, produto não corresponde ao que foi anunciado ou não cumpre o que foi dito em sua propaganda;
  • problemas relacionados a hospitais, clínicas, laboratórios, medicamentos, planos de saúde, serviços veterinários;
  • além de problemas relacionados à prestação de serviços contratados com empresas telefônicas, escolas particulares, planos de saúde, consórcios, cartões de crédito, assistência técnica e serviços autônomos em geral etc.

Serviço – Central da Cidadania

• Durante o mês de janeiro o atendimento da Central acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13 horas;
  • Endereço: Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante;
  • Mais informações: 3444-8444