Governo do Ceará divulga nota técnica sobre vacinação em crianças de 5 a 11 anos

10/01/2022 - Adriana Albuquerque

O Estado aguarda o envio do imunizante para o inicio da vacinação para este público. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose será de oito semanas

Com a previsão do ínicio da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 ainda no mês de janeiro pelo Ministério da Saúde, o Governo do Estado Ceará divulgou nota técnica sobre a campanha no estado. Conforme o documento, a distribuição de doses seguirá os cadastros no Saúde Digital com a liberação descrente na faixa etária.

Para a vacinação é necessário o cadastramento no Saúde Digital e as crianças deverão está acompanhadas por pais ou responsáveis no dia de receber o imunizante, além devem apresentar um documento de identificação oficial.

Dose em crianças

O imunobiológico a ser utilizado em crianças com o perfil será o da Pfizer/BioNtech. A formulação da vacina infantil será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos oito semanas de intervalo entre a primeira e a segunda doses. Quem completar 12 anos entre a D1 e a D2 deve concluir o esquema vacinal com a dose pediátrica da Pfizer.

A tampa do frasco virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também por pais, mães e cuidadores – em vez da tampa de cor lilás, utilizada para aplicação com pessoas das outras faixas etárias.

Intervalo com outros imunizantes – Recomenda-se que a vacina da Pfizer não seja administrada de forma concomitante a outras do calendário infantil, sendo indicado intervalo de 15 dias entre uma e outra.

O documento traz, ainda, detalhes sobre as condições de armazenamento e transporte das vacinas; preparo e administração das doses; eventos adversos pós-vacinação; além de outras informações.

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Foto: Governo do Estado