Centros de Testagem gratuita para Covid-19 são ampliados no Ceará

10/01/2022 - Cleonardo Dias

O atendimento na Rede Sesi deve ser agendado por meio do Saúde Digital. As vagas são disponibilizadas nas segundas e quintas-feiras.

Com a proposta de ampliar a testagem no Ceará, principalmente daquelas com quadro sintomático, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), abriu nesta segunda-feira (10) mais seis Centros de Testagem gratuita para Covid-19, com três novos postos de atendimento na Capital.

Contando agora com 12 centros de testagens, a Sesa informa que o serviço na Rede Sesi e no Drive-thur funciona por agendamento. Para agendar o teste é necessário se cadastrar na plataforma Saúde Digital e escolher o local para atendimento. O agendamento para os CT’s da Rede Sesi é liberado às segundas e quintas-feiras para os dias subsequentes.

No atendimento de demanda livre, a Capital conta com o CT no Hotel Excelsior – Praça do Ferreira. Nos Centros de Testagem da Rodoviária João Tomé e Aeroporto de Fortaleza o atendimento é exclusivo para passageiros em desembarque.

A Sesa ainda ressalta que desde o início de 2022, a positividade de casos vem crescendo em decorrência da transmissão da variante Ômicron e, simultaneamente, de epidemia de influenza A H3N2, síndrome com sintomas que se confundem com os da Covid-19. Esse cenário aponta a importância da vacinação, bem como manter os cuidados sanitários necessários para evitar o contágio, como: uso de máscaras, uso do álcool em gel e distanciamento social.

Confira os locais disponíveis para realizar sua testagem

• Sesi Centro – Endereço: Rua Padre Ibiapina, 1449 – Jacarecanga;
  • Sesi Parangaba – Endereço: Avenida João Pessoa, 6754;
  • Sesi Barra do Ceará – Endereço: Rua Florêncio de Alencar, 900;
  • Sesi Maracanaú – Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 1103 – Distrito Industrial;
  • Sesi Juazeiro do Norte – Endereço: Rua José Marrocos, 2265, Pirajá;
  • Sesi Sobral – Endereço: Av. Dr. José Arimathéa Monte e Silva, 1003 – Centro;
  • Hotel Excelsior – Praça do Ferreira – Endereço: Rua Guilherme Rocha, 172 – Centro de Fortaleza – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – por ordem de chegada;
  • Drive-thru HGF – Endereço: Rua Juiz Renato Silva – Papicu;
  • Drive-thru RioMar Kennedy – Endereço: Avenida Sargento Hermínio, 3100 – Presidente Kennedy;
  • CT para Viajantes no Aeroporto Internacional de Fortaleza – exclusivo para passageiros em desembarque;
  • CT para Viajantes na Rodoviária de Fortaleza (Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé) – exclusivo para passageiros em desembarque;
  • CT para Viajantes no Aeroporto de Juazeiro do Norte – exclusivo para passageiros em desembarque.

Taxa de positividade de testes de Covid-19

Segundo dados do boletim epidemiológico divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira (7), a proporção de positividade das amostras (RT-PCR) de residentes em Fortaleza foi de 23,3%. O aumento se deve a chegada da nova variante ômicron (B.1.1.529) com transmissão comunitária comprovada Fortaleza.

Informações: Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza

Foto: Governo do Estado do Ceará