Prazo para renovação de CNH em 2022 volta a ser de 30 dias após o vencimento

07/01/2022 - Ana Clara Cabral

CNHs vencidas em 2021 continuam com prazo de 12 meses para regularização

CNH - Foto: Marcello Casal Jr.

Os prazos para regularização de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida voltaram ao normal a partir deste ano. Quem teve a carteira vencida a partir de janeiro de 2022 deve renovar o documento em até 30 dias, sem prejuízo ao condutor. Já as Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que venceram ainda em 2021 podem ser renovadas em 12 meses, segundo a Deliberação n° 225 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) lembra que os documentos vencidos em janeiro do ano passado devem ser regularizados até o dia 31 deste mês, de forma que a condução de veículo após este prazo com a CNH vencida estará irregular.

Saiba como renovar a CNH

  • Acesse o site detran.ce.gov.br
  • Preencha os dados solicitados na opção Habilitação/Renovação de CNH
  • Emita o boleto das taxas de pagamento
  • Após o pagamento das taxas estará disponível o agendamento dos exames
  • Agende o exame oftalmológico (o pagamento da taxa é realizado no na clínica)
  • E por fim realize o agendamento para comparecer ao Detran, onde realizará a biometria, além da captura da foto.

CNHs vencidas em 2021

Para os documentos com vencimento no ano anterior (2021) segue prorrogada, de acordo com a Deliberação n° 225 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a validade por 12 meses após o . Para fins de fiscalização, o condutor que for abordado por um agente de trânsito e estiver a CNH vencida no ano de 2021, não sofrerá penalidade, visto que terá um ano a partir da data limite do seu documento para regularizar a situação.

Os documentos de habilitação vencidos em janeiro do ano passado devem ser regularizados até o dia 31 deste mês, de forma que a condução de veículo após este prazo com a CNH vencida estará irregular.

Foto: Marcello Casal Jr.