Novo decreto proíbe festas de Pré e Carnaval e reduz capacidade de eventos sociais

06/01/2022 - Cleonardo Dias

O novo decreto passa a valer a partir desta quinta-feira (6). e devem vigoram por um mês

Com objetivo de frear o avanço da Covid-19 com a variante ômicron e da influenza, o governador Camilo Santana (PT), ao lado do secretário da Saúde, Marcos Gadelha, anunciou por meio das redes sociais, um novo decreto sanitário que suspende todos os eventos de Pré-Carnaval e Carnaval no Ceará, bem como redução em eventos festivos e sociais a partir desta quinta-feira, 6.

Sobre a redução de eventos como casamentos, formaturas e coorporativos, o novo decreto traz uma redução da capacidade de pessoas em locais aberto e fechado para os próximos 30 dias. Os ambientes fechados passam de 2.500 pessoas para até 250 convidados, e ambientes abertos de 5.000 pessoas para até 500. Os eventos ainda devem exigir o passaporte da vacina.

Segundo o governador a medida foi necessário devido ao aumento das transmissões após as grandes festas. “Os indicadores demonstram que precisamos estancar essa velocidade de transmissão da Ômicron e, por isso, o comitê decidiu que ficam suspensos todos os eventos de Carnaval e Pré-Carnaval no Estado do Ceará”, disse. Camilo ainda ressaltou a importância das medidas de prevenção, principalmente quanto à atenção básica de saúde e quanto à vacinação.

Outras medidas anunciadas

  • Ampliando dos leitos de enfermaria e UTI para atendimento a pacientes com síndrome gripal na rede pública estadual;
  • Ampliação da testagem;
  • Hospital Leonardo Da Vinci voltará a ser referência de síndromes respiratórias, para atendimento prioritário tanto de Covid quanto para Influenza;
  • Para sintomas gripais será feita nova compra do medicamento Tamiflu para todo Estado .

DECRETO Nº34.509, de 05 de janeiro de 2022

Foto: Governo do Estado do Ceará