Influenza ou Covid-19? Entenda a importância da testagem para o diagnóstico preciso

04/01/2022 - Ana Clara Cabral

Em Fortaleza os locais de testagem atendem por demanda livre e marcação pelo Saúde Digital

Com a circulação de duas doenças cujos sintomas são parecidos, a Influenza e a Covid-19, o Governo do Estado do Ceará, através do Plano de Contingência, ampliou as testagens de coronavírus nos municípios para melhor contabilizar os números de casos das síndromes gripais.

Segundo o Dr. Kenny Colares, consultor em infectologia da Escola de Saúde Pública do Ceará, o diagnóstico mais preciso permite um melhor enfrentamento das doenças, principalmente na adesão mais eficiente das medidas de isolamento e quarentena das pessoas infectadas, evitando a transmissão para outros.

Além disso, o infectologista destaca a importância de iniciar o tratamento no ínicio da doença. “A influenza tem um tratamento e uma medicação que deve ser iniciada o mais cedo possível para quem tem fator de risco ou maior gravidade. A Covid ainda não tem um tratamento específico mas está para sair, devido a aprovação de alguns medicamentos”.

Centros de Testagem

Anunciada no plano de contingência do Governo do Estado com o aumento dos casos de síndromes gripais, a ampliação das testagens para Covid-19 segue como uma ação emergencial no auxílio ao diagnóstico da doença. Confira os locais de testagens:

>>Hotel Excelsior – Centro de Fortaleza
Rua Guilherme Rocha, 172 – Centro, Fortaleza
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

O local funciona com demanda livre e com a distribuição de 300 senhas diárias. Para realizar o exame a pessoa não precisa está com sintomas.

>>Drive-thru
Hospital Geral de Fortaleza
Shopping RioMar Kennedy

O atendimento nos locais acontece por meio de marcação no Saúde Digital. Após o preenchimento de dados e relacionados os sintomas é disponibilizado os horários para agendamento do teste.

Vacinação

Em meio ao cenário de síndromes gripais, a vacinação contra Covid-19 tem se mostrado eficiente na redução dos casos de internações. É importante lembrar que a terceira dose para as pessoas que completaram o prazo de quatro meses em relação à segunda dose já está liberada. Para este público o local de atendimento é o Centro de Eventos do Ceará.

Foto: Governo do Estado do Ceará