Desconto no IPVA 2022 pode chegar até 15%

04/01/2022 - Cleonardo Dias

Os donos de veículos terão 10% no pagamento do imposto em cota única ou 5% parcelado em cinco vezes, além do desconto concedido aos participantes do programa Sua Nota Tem Valor

Movimentação de carros e pessoas durante pandemia do corona vírus

Já está a disposição dos proprietários de veículos de todo o Estado, a emissão dos boletos para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2022. Nesta ano, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) está concedendo descontos de 10% para o pagamento em cota única até o dia 31 de janeiro e 5% para quem optar em parcelar em até cinco vezes com a 1ª parcela a ser paga em 10 de fevereiro.

Ainda será possível ao cidadão cadastrado no programa Sua Nota Tem Valor obter no pagamento à vista até 15% de redução do valor do IPVA, enquanto o parcelado poderá chegar a 10%. Confira o desconto disponível pelo site ou App do Sua Nota Tem Valor, na opção Pontuação IPVA.

Já para os motoristas de motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas, que não tiverem cometido infração de trânsito em 2021, serão beneficiados com mais 1%.

Isenção – A medida também prevê isenção do imposto para pessoas com deficiência, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Como emitir seu boleto de IPVA

  • Acesse o site da Sefaz;
  • Na aba imposto, clique em emitir DAE IPVA;
  • Depois informe o chassi do veículo, ou se preferir Renavam e placa.

A Sefaz informa que o DAE poderá ser pago nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e Casas Lotéricas. Também será possível realizar o pagamento com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

De acordo com cálculos da Secretaria da Fazenda, cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,45 bilhão. Deste total, 50% pertence ao Tesouro Estadual. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Atenção: O órgão fazendário alerta aos proprietário de veículos que não envia boletos pelos Correios ou por e-mail.

Informações: Governo do Estado do Ceará

Foto: Érika Fonseca