Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória

03/01/2022 - Ana Clara Cabral

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados estão com a prova de vida pendente

INSS - Foto: Mateus Dantas

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que ainda não fizeram a prova de vida referente a 2021 devem realizar o procedimento de janeiro a abril deste ano. Após três meses de suspensão, o procedimento voltou a ser obrigatório para manter o benefício.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados estão com a prova de vida pendente. Os pagamentos das aposentadorias e pensões podem ser suspensos a partir de fevereiro.

Pandemia

A prova de vida foi suspensa por causa da pandemia da Covid-19 entre março de 2020 e maio de 2021, sendo retomado em junho do ano passado. Em outubro o procedimento foi novamente suspenso, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

Confira o cronograma estabelecido pelo órgão para evitar aglomerações, baseado no mês de nascimento:

Prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021
Prazo final de recadastramento: janeiro

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021
Prazo final de recadastramento: fevereiro

Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021
Prazo final de recadastramento: março

Prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2021
Prazo final de recadastramento: abril

Saiba como fazer

Para realizar a prova de vida do INSS, vá até o banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

Cancelamento do benefício

Caso o procedimento não seja feito, o benefício será bloqueado e suspenso. Se ainda assim não atualizar os dados, o benefício será cancelado.

Reativação

Quem teve o pagamento bloqueado e suspenso pode reativá-lo diretamente no banco. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício.

Foto: Mateus Dantas