Gardel Rolim propõe a criação do Programa Municipal de estímulo à doação de sangue e medula óssea

03/01/2022 - Cleonardo Dias

A proposta cria também o selo “Empresa Amiga da Vida”

Sessão plenária Vereador Gardel Rolim Data: 02.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza o Indicativo nº 1309/2021, de autoria do vereador Gardel Rolim (PDT), que sugere a criação do Programa Municipal de estímulo à doação de sangue e medula óssea, instituindo ainda o selo “Empresa Amiga da Vida”. O projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça aguardando parecer do relator.

Gardel Rolim ressalta a importância do indicativo para incentivar a doação de sangue e medula óssea, principalmente durante a pandemia da Covid-19. “Doar sangue e medula são ações importantíssimas para salvar vidas. Esse projeto de indicação vem na direção da gente estimular e levantar o debate para que a sociedade fortalezense possa compreender e possa fazer mais esse gesto de amor de doar e se cadastrar para ser um doador de medula óssea”, destacou.

Segundo o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá ações para incentivar o ato de doação por meio da facilitação da doação e concessões de benefícios aos doadores. O programa poderá ofertar serviço de transporte gratuito para doadores, bem como prioridades no atendimento em órgãos públicos e em serviços de empresas de fornecimento de água e luz.

O programa ainda sugere que os doadores de sangue e medula tenham isenção de pagamento de taxas e quaisquer cobranças em concursos e seleções públicas da Prefeitura de Fortaleza. Já as empresas que mantenham políticas internas voltadas ao incentivo da doação de sangue e medula entre seus colaboradores serão agraciadas com o selo “Empresa Amiga da vida”.

Foto: Érika Fonseca