Programação cultural de Fortaleza promove diversas atividades no Anfiteatro da Beira-Mar, Passeio Público e Theatro José de Alencar

29/12/2021 - Adriana Albuquerque

O Giro Cultural é um pacote de ações da Secultfor voltado para a retomada da agenda cultural dos equipamentos da Prefeitura

Programação cultural divulgada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), oferece diversas atrações ao fortalezense neste final de semana. Com o Giro Cultural, a Capital contará com atividades musicais e infantis nos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro no Anfiteatro da Beira-Mar e no Passeio Público.

O “Cultura à Beira-Mar”, que acontece de 17h às 21h, contará com a apresentação de Jean Dumont, Luiz José e Carol Damasceno. O “Passeio Instrumental”, que ocorre no Passeio Público, terá Choro All Jazz com Felipe Giffone no domingo (02/01), das 12h30 às 15h30. O “Piquenique no Passeio”, que também ocorre na Praça dos Mártires no domingo, das 10h às 12h, tem uma programação destinada ao público infantil com oficinas de máscaras e o espetáculo “O Fantástico Mundo das Histórias de Reis” do K’os Coletivo. Toda a programação é gratuita.

Na programação da Escola Pública de Dança da Vila das Artes as ações celebram o encerramento de mais um ano do Curso de Formação Básica em Dança. Todas as atividades serão realizadas no Theatro José de Alencar com entrada gratuita e por ordem de chegada (aproximadamente 600 lugares).

A programação inicia às 15h. Na quarta-feira (29/12) e quinta-feira será a apresentação do espetáculo “Grande Circular” com alunos do 1º ao 5º ano das turmas do turno manhã. Na quinta-feira (30/12), apresentam-se os alunos da turma da tarde, também com “Grande Circular”. Criação colaborativa entre professoras e professores da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, a mostra de coreografias trata das histórias das vidas e dos personagens de bairros da cidade de Fortaleza.

Outras ações

Nas bibliotecas municipais Cristina Poeta, Dolor Barreira e Herbênia Gurgel haverá exposições natalinas e rodas de leituras até o dia 30 de dezembro, entrando em recesso e retomando as atividades a partir do dia 03 de janeiro.

O Mercado Cultural dos Pinhões e o Passeio Público seguirão funcionando até quinta-feira (30/12), dando uma pausa nas programações até o dia 1º de janeiro, retomando a partir de domingo (02/01). Já o Teatro Municipal São José entra de recesso a partir de quinta-feira, retomando a agenda na segunda-feira. A Vila das Artes está com recesso desde o último dia 23, com retomada a partir de 03 de janeiro.

Já a 72ª edição do Salão de Abril segue aberta para visitação em plataforma virtual, a partir de recurso composto por imagens em 360º que permitem que o visitante faça um tour pelas salas do Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, permitindo interação com as obras, sem sair de casa. A exposição reúne 35 trabalhos artísticos, avaliados pela equipe curatorial composta pelas profissionais Ana Cecília Soares (CE), Luise Malmaceda (SP/ NY) e Luciara Ribeiro (BA/ SP).

Programação completa neste link.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Foto: Thiago Matine